Campeões Brasileiros: conheça a história de Gregório Caselani
Gregório Caselani quer o bicampeonato do Sertões 2020 nas motos
Campeão em 2016, gaúcho está pronto para a prova que acontece entre outubro e novembro
O Sertões divulgou o roteiro e detalhes sobre sua 28ª edição, que acontece de 31 de outubro a 7 de novembro. Em 2020 serão percorridos mais de 4.500 quilômetros, dos quais cerca de 2.000 são especiais - trechos cronometrados. E tem gaúcho entre os favoritos ao título.
Gregório Caselani é natural de Caxias do Sul (RS) e quer repetir o feito de 2016, quando venceu o Sertões nas Motos. Embalado por títulos em 2019, como o Brasileiro de Rally Cross Country (na categoria Super Production), o Rally Caminhos da Neve e o Rally Rota Sul, o piloto acelera agora pelo seu bicampeonato no maior rali das Américas. Conheça a carreira de um dos principais nomes gaúchos na modalidade.
Mesmo jovem, o piloto de 33 anos tem um vasto histórico de conquistas. Ao todo, o atleta oficial da equipe Honda Racing soma mais de 30 títulos conquistados, dos quais 09 são de nível nacional. Destaque também ao bicampeonato Brasileiro de Rally Cross Country, conquistado em 2019, e ao tetra do Brasileiro de Enduro FIM.
Começou a andar de moto com apenas três anos, incentivado pelo pai e um tio, motociclistas. Aos 13 vieram as primeiras competições, no Enduro FIM e Cross Country. Depois, chegou a competir também no Motocross, mas acabou se encontrando mesmo no Rali.
Gregório e o Sertões
“Depois dos títulos no Enduro eu queria mudanças, novas experiências. Foi então que o rali surgiu como uma escolha natural para mim”, comenta o caxiense. “Com a categoria veio o desejo de andar no Sertões”, complementa.
Mais que conhecer ou completar a programação, Gregório obteve o título no evento. “Vencer foi uma sensação espetacular. Ainda mais se tratando de uma prova tão difícil, com tamanho peso. Nela ficamos oito dias competindo, passando várias horas sobre a moto, dando nosso melhor com concentração total à planilha, acelerando o máximo e cuidando do equipamento, num misto de resistência física e mental, sem deixar de contar com a sorte” revelou o atleta.
Depois da conquista de 2016, naturalmente, Caselani tentou o bi nos anos seguintes. Sempre começou bem posicionado, porém, alguns contratempos e detalhes acabaram lhe deixando com um vice e um terceiro lugar nas duas edições seguintes. Neste ano, está novamente determinado a trazer mais esse troféu ao Rio Grande do Sul. “Vou brigar pelo título até o último dia e trazer ele novamente para o meu estado querido”, finaliza.
Sobre o Sertões 2020
Como já dito, a 28ª edição do evento ocorre de 31 de outubro a 7 de novembro. A largada será no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), e a chegada em Barreirinhas (MA), município famoso por abrigar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Do ponto a ao b, serão percorridos 4.749 quilômetros, sendo 2.004 de trechos cronometrados.
Diante da pandemia, o Sertões adotou uma série de medidas para minimizar as chances de contágio com o coronavírus, incluindo o contato entre competidores e as comunidades visitadas pela caravana. Entre elas está a organização em acampamentos, ‘bolhas’, distantes das cidades, assim como é tradicional no Dakar, o maior rali do mundo.
Além disso, o evento intensificou suas atividades sociais. Através delas, por exemplo, irá levar cabines de telemedicina aos municípios sede do evento, integrando 14 especialidades médicas.
Federação Gaúcha de Motociclismo | FGM
Jornalista Responsável: Guilherme Augusto MTB 17506/RS
Contato: 51 99763-3901 / contato@gearboxcomunicacao.com