COMUNICADO: SOBRE ACIDENTE COM MORTE NA MV
Passo Fundo, RS, 06 de junho de 2022
COMUNICADO URGENTE:
SOBRE ACIDENTE COM MORTE EM PROVA NÃO HOMOLOGADA.
A Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM), entidade devidamente instituída e regulamentada nos termos da Lei nº. 9.615 e nº. 10.672, e credenciada na Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), INFORMA: que não homologa, e nunca homologou, nenhum campeonato denominado SUL BRASILEIRO DE MOTOVELOCIDADE, o referido campeonato NÃO possui chancela de FGM (Federação Gaúcha de Motociclismo) da FCM (Federação Catarinense de Motociclismo) da FPRM (Federação Paranaense de Motociclismo) e tampouco da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).
Se vinculado fosse a alguma destas entidades, jamais ocorreriam os erros que na tarde de domingo levaram o piloto Samuel Ferla a morte. O evento acorreu sem homologação da FGM, sem diretor de prova credenciado, com lamina d’agua na pista (totalmente imprudente), um piloto caiu antes do acidente fatal, e a moto caída permaneceu dentro da proteção airfense, tornando o airfense inutil, em local de risco (a prova deveria ter sido interrompida). O Piloto Samuel, fraturou o fêmur, tinha suspeita de fratura no quadril, tinha suspeita de hemorragia interna e ainda tinha suspeita de ruptura baço.
A morte do piloto não foi um acidente e sim uma sucessão de imprudências, se tal evento tivesse a supervisão de uma entidade comprometida com o esporte, com a segurança e com o bem estar dos pilotos e participantes isso não aconteceria. Nas circunstâncias o evento, deveria ser adiado ou cancelado, não sendo realizado apenas por objetivos financeiros.
A FGM se solidariza com a família do piloto e torna a repudiar provas sem a mínima segurança ou supervisão, precisamos urgente da aprovação de leis que terminem com esta “esculhambação” que estão tentando transformar o motociclismo, as prefeituras que deveriam jogar junto com os órgãos oficias, apoiam provas sem nenhuma supervisão apenas para não perderem possíveis eleitores, o resultado está ai, mais um piloto perde a vida.
Lamentamos os fatos ocorridos, e deixamos claro que a FGM-Federação Gaúcha de Motociclismo, não participou na realização do respectivo evento.
JAIR SILVEIRA COSTA
Presidente da FGM
LEANDRO FERNANDEZ RAD
Diretor de Motovelocidade da FGM