FABINHO ANDOLHE, SERÁ HOMENAGEADO EM PROVA DE MOTOCROSS
Um dos maiores campeões e ídolos do motocross gaúcho será homenageado neste fim de semana, dias 14 e 15 de dezembro. A trajetória vitoriosa e de muitas amizades de Fábio João Andolhe será rememorada em evento que marca a inauguração da extensão da pista de motocross do Balneário Baum, em Nova Candelária – localizada no Noroeste do RS, em um raio inferior a 50 quilômetros de Horizontina, Santa Rosa e Três Passos.
O Balneário Baum conta com ampla área de camping de lazer, com muita sombra e às margens do Rio Reuno. Conta com fornecimento de energia elétrica e abastecimento de água potável. A etapa especial terá onze categorias. Os treinos iniciam no sábado à tarde, com warm-up no domingo e provas a partir 11 horas (cronograma abaixo).
A inscrição vai ter custo único de R$ 50, independentemente da quantidade de classes participadas por cada piloto. Terá premiação em troféu para os cinco primeiros colocados de cada categoria, com exceção das infantis - onde até o 10° receberá troféu. Mais informações com Leonardo, pelo fone 55 99618-3075.
Supervisionada pela Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM), a etapa contará com estrutura de pista (cedida voluntariamente) da Copa Cidades de Motocross e vai ter direção de prova dos profissionais que fazem o Campeonato Gaúcho de Motocross. O evento é uma promoção conjunta do Balneário Baum e da família Andolhe.
A Federação Gaúcha de Motociclismo, em reconhecimento a trajetória da família Andolhe no esporte gaúcho, convida todos os pilotos para prestigiar o evento de fechamento das atividades desportivas do ano de 2025.
Homenagens a Fabinho Andolhe:
Conforme o cronograma de evento, às 14h20min de domingo ocorrerá um momento de homenagens à memória de Fabinho Andolhe. Diversos pilotos e personalidades do esporte já confirmaram presença para este ato de reconhecimento a um dos maiores campeões do motocross gaúcho.
Natural de Santo Augusto, no Noroeste do estado, Fábio João Andolhe foi pentacampeão gaúcho de motocross na MX2 (antiga 125cc) e também obteve destaque nacional, com pódios e vitórias em etapas do Arena Cross e Brasileiro de Motocross. Além de sua velocidade e arrojo para conquistar vitórias e títulos, Andolhe abrilhantava os eventos com seu vasto repertório de manobras freestyle, que executava na própria pista de competição.
Seu talento, somado ao carisma e humildade, cativou fãs por todos lugares que passou. No ápice de sua carreira, com apoio da Pro Tork, disputava o título do Arena Cross e liderava, com ampla vantagem, o Gaúcho de Motocross de 2007 - logo no seu primeiro ano de MX1.
Aos 22 anos, Fábio João Andolhe faleceu em 22 de julho de 2007 - vítima de acidente de trânsito, ocorrido na ERS-155, em Santo Augusto. Sua partida causou consternações a milhares de fãs e amigos, além de deixar um vazio nos eventos e, principalmente, na sua geração. Anos depois, na sua cidade, foi aberto um memorial em sua homenagem, com troféus, capacetes e outras lembranças.
Ao fim da temporada 2007, Fábio João Andolhe foi homenageado pela FGM na Festa dos Campeões. Na ocasião, seu pai Dari Andolhe recebeu o troféu de 3º colocado da MX1, posição que Fabinho terminou a competição - mesmo tendo falecido em meio à temporada. No pódio dos campeões, foi cedido a ele o lugar mais alto em reconhecimento a trajetória do nosso eterno campeão.
A trajetória do nosso eterno campeão será lembrada nos atos de homenagem, bem como o reconhecimento à imponente relevância da família Andolhe ao motocross gaúcho. Atualmente, depois de 15 anos afastada, a família retomou ao esporte com participações em provas regionais e estaduais, sendo representada pelo piloto João Pedro (filho de Vanessa Andolhe e sobrinho de Fábio). Ele utiliza o number plate 49, o mesmo que o último utilizado pelo seu tio – na época, os números alteravam anualmente conforme o Ranking da CBM.
CRONOGRAMA DA PROVA HOMENAGEM:
Sábado, 14
Treinos Livres
14h30: Motos Importadas
15h: Trilheiros/Estreantes Importada
15h30: MXJR/Feminina
16h: 55cc / 65cc (Infantil)
-- Intervalo --
17h: Motos Importadas
17h30: Trilheiros/Estreantes Importada
18h: MXJR/Feminina
18h30: 55cc / 65cc (Infantil)
Domingo, 15
Warm-Up
8h30: MX1 / Força Livre
8h50: Trilheiros
9h20: MXJR / Feminina
9h50: 55cc / 65cc (Infantil)
10h20: MX2 / MX3 / Estreantes Importadas
-- Intervalo –
Provas Oficiais
11h: Trilheiros
11h25: MX4
11h45: 1º bateria MXJR / Feminina
-- Intervalo Almoço --
13h30: MX3
14h: 55cc / 65cc (Infantil)
14h20: HOMENAGEM A FÁBIO JOÃO ANDOLHE
- Força Livre
15h: 2ª bateria MXJR / Feminina
-- Intervalo --
16h: Estreantes Importada / MX2
16h30: MX1
TEXTO E CONTEUDO GERADO EM COLABORAÇÃO PARA A FGM POR:
ED ANDREICK - MX REPORT