Federação defende motociclismo em reunião com Governo Estadual
Objetivo da FGM é reverter medidas que desincentivam o esporte no Rio Grande do Sul
Uma importante discussão aconteceu ontem, 10 de fevereiro. Na ocasião, as federações gaúchas de Motociclismo, Automobilismo e Futsal tiveram audiência na Casa Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Sul onde defenderam a reavaliação de alterações no projeto Pró-Esporte RS.
Em sua atualização para 2021, a iniciativa recebeu nova Instrução Normativa (IN) alterando protocolos de fomento a diferentes práticas esportivas, bem como competições ou eventos. Os representantes das entidades estiveram acompanhados por Sílvio Ribeiro, da empresa Virando Jogo, e foram recebidos pelo secretário-chefe da Casa, Artur Lemos, em Porto Alegre.
Em defesa do esporte
Segundo o presidente da FGM, Jair Costa, a nova IN traz alterações que praticamente inviabilizam projetos das entidades na busca da viabilidade de muitas atividades esportivas. Isto se dá pela nova forma em que devem ocorrer as solicitações e processos, num caminho mais burocrático.
“O Rio Grande vinha sendo referência no fomento ao esporte, basta ver o número de eventos nacionais que sediamos recentemente e que temos previsto em nossos cronogramas. Porém, a IN dificulta o acesso das federações e clubes a formas de captação de recursos”, destaca Jair.
Jair Costa e Sílvio Ribeiro com diretor do Departamento de Fomento da Secretaria de Esporte e Lazer, Jacó Schaumloeffel (centro)
Próximos passos
Durante o encontro, Artur Lemos se comprometeu em encaminhar o assunto dentro da Casa a fim de redefinir as normas no menor prazo possível. Após a discussão, Jair Costa e Sílvio Ribeiro encaminharam a pauta de reunião ao diretor do Departamento de Fomento da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), Jacó Schaumloeffel, pasta responsável pela análise de projetos do Pró-Esporte.
“Novamente, estamos prestes a realizar grandes eventos no estado. É o caso dos campeonatos Brasileiro de Motocross e de Velocross, que acontecem em Fagundes Varela e Arroio do Meio, ambos com projetos já homologados pelo Pró-Esporte. Por isso, estendemos convite ao diretor para que ele acompanhe de perto o trabalho que é feito em prol do esporte, algo que gera ganhos à sociedade em diversas esferas”, finaliza o presidente da FGM.
Federação Gaúcha de Motociclismo (fgm.esp.br)
Guilherme Augusto
Jornalista MTB 17506/RS
51 99763-3901
Gearbox Comunicação (www.gearboxcomunicacao.com)