Federação Gaúcha conclui provas da temporada 2020
Ano atípico causou mudanças nas competições estaduais
Não é novidade falar em pandemia e suas consequências. Infelizmente, tivemos de conviver com novas exigências, protocolos e cancelamentos - que impactaram diretamente no mundo dos esportes e eventos. É diante deste cenário atípico e imaginável há alguns meses que a Federação Gaúcha de Motociclismo encerra a sua temporada de competições de 2020.
Todos os campeonatos e copas foram afetados pela pandemia, bem como as cidades-sede dos encontros e o cotidiano dos próprios atletas. Afinal, os primeiros decretos relacionados a Covid-19 surgiram ainda em março, mês em que iniciaram diversas competições no Rio Grande do Sul e em todo o Brasil.
Entretanto, algumas provas ainda puderam ser realizadas graças ao trabalho proativo da diretoria da FGM e dos organizadores das etapas. Veja como ficaram as competições estaduais em 2020:
➤ Campeonato Pro Tork Gaúcho Velocross
Encerrado com apenas uma etapa, realizada em Tupanciretã (RS), em outubro. O resultado foi homologado e serão divulgados os campeões e vices.
➤ Campeonato Gaúcho de Hard Enduro
Concluído com a realização de apenas uma etapa. Haverá apenas divulgação dos campeões e vices.
➤ Copa Guaporé de Motovelocidade
Realizada em apenas uma prova, divulgará seus campeões e vices.
➤ Copa Paulinho Moto Peças / Pro Tork
Executada em duas etapas. Em breve, divulgará resultados dos campeões e vices.
➤ Campeonato Gaúcho de Arrancada para Motos
Aconteceu em apenas uma etapa e divulgará seus campeões e vices.
➤ Campeonato Pro Tork Gaúcho de Motocross
A FGM optou por priorizar a participação dos gaúchos no Campeonato Brasileiro da modalidade e não foi possível encontrar datas alternativas para realizar o estadual. Assim, encerra o ano sem realizar nenhuma etapa.
➤ Campeonato Gaúcho de Enduro de Regularidade
Realizado com seis etapas, conseguiu cumprir o número de provas previsto no início do ano por não envolver público diretamente nos eventos.
A FGM emitiu um ofício detalhando o fechamento das competições desse ano e você pode acessá-lo aqui. Para o presidente da Federação, foi um ano desafiador. “Foi difícil para todos. Autoridades, pilotos, organizadores, todos precisávamos conviver com uma realidade que mudava de uma semana para outra, tornando quase impossível a missão de programar um evento, divulgá-lo, abrir inscrições e realizá-lo. Felizmente conseguimos executar algumas provas, graças aos esforços de todos os envolvidos e pelos quais expresso minha gratidão. Agora já estamos trabalhando no planejamento do calendário 2021, com a esperança de chegar o mais perto possível da normalidade”, destaca Jair Costa.
A FGM, juntamente com seus diretores de cada modalidade, agradece a compreensão dos pilotos e parceiros e deseja que em 2021 possamos ter nossos campeonatos realizados com o porte e número de provas que merecem. Nossos votos são de esperança e ótimos resultados a todos na próxima temporada.
Federação Gaúcha de Motociclismo (fgm.esp.br)
Guilherme Augusto
Jornalista MTB 17506/RS
51 99763-3901
Gearbox Comunicação (www.gearboxcomunicacao.com)