FGM: Competições estaduais paralisadas durante o mês de maio e junho
Em decorrência do estado de calamidade pública decretado por diversos municípios do Rio Grande do Sul em decorrência das chuvas de maio, a Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM) comunica que as competições de cunho estadual estão vedadas para, pelo menos, o corrente mês. Apesar de algumas cidades sedes de etapas não terem sido atingidas diretamente pela tragédia natural, o entendimento conjunto entre entidade, organizadores e promotores é de comoção e consternação.
A abertura do Brasileiro de Velocross, conjunta com a 2ª etapa do Sportbay Gaúcho de Velocross, prevista para 18 e 19 de maio, foi a primeira a ser adiada. Da mesma forma, o evento de Tapes, marcado para junho, também foi classificado em caráter de adiamento. No Sportbay Gaúcho de Motocross, as etapas de Segredo (25 e 26 de maio) e Salto do Jacuí (15 e 16 de junho) foram adiadas. Nestes casos, ainda não têm novas datas para a realização das mesmas.
No Campeonato Gaúcho de Enduro Regularidade, de acordo com o diretor da modalidade da FGM, Marcos Lazaretti, “em espeito à grave situação vivida pelo Rio Grande, decidiu-se em remontar o calendário de 2024”. Desta forma, o evento de maio foi adiado, impactando diretamente nas datas das duas próximas etapas. O novo carnê prevê etapas em 15 de junho e 27 de julho, nos municípios de Morro Reuter e Canela. A partir de agosto, o calendário se mantém conforme o princípio.
Em tempo, a Associação Gaúcha de Pilotos de Enduro (AGPE), organizadora do Campeonato Gaúcho KTM Sportbay de Enduro 2024, adiou a 3ª etapa da competição, prevista para Barão de Cotegipe. Ainda não há nova data marcada.
Em alinhamento com seus diretores de competição e demais promotores, a Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM) reitera o priorizar da integridade e bem-estar de todos os gaúchos, bem como reitera as solicitações da permanência do exercício de empatia e solidariedade para com todos.