FGM divulga primeiros eventos do motociclismo gaúcho em 2021
FGM divulga primeiros eventos do motociclismo gaúcho em 2021
Novos formatos de competições, provas válidas por campeonatos nacionais e muito mais. Saiba o que deve acontecer neste ano
Apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia e suas incertezas, a temporada 2021 do motociclismo no Rio Grande do Sul começa a tomar forma. Assim, a Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM) está trabalhando para dar sequência aos campeonatos em todas as modalidades.
Aliás, será um grande calendário, com direito a novos formatos em estaduais e realização de provas nacionais! Saiba o que já está previsto aos primeiros meses do ano, sempre lembrando que alterações, positivas ou negativas, podem surgir em virtude das restrições sociais.
Pro Tork Gaúcho de Motocross
A modalidade já tem diversas confirmações, entre elas as datas e locais das primeiras provas. A abertura está prevista com corrida noturna no dia 27 de fevereiro, em Ibirubá. (A confirmar-dependendo da situação das Bandeiras).
A segunda etapa ocorre em Gentil, no dia 28 de março, terra natal da família Basso. O terceiro encontro será em Segredo, no dia 18 de abril. Ao todo, estão previstos 6 confrontos para a temporada.
BRMX ABRE TEMPORADA NO RS - Nos dias 15 e 16 de maio Fagundes Varela sedia a abertura do Campeonato Brasileiro de Motocross, reunindo os melhores atletas do país e mais feras do exterior. Evento realizado pelo MOTO CLUBE FIM DA PICADA, e incluído no PRO ESPORTE RS.
ROBERTO “ZANELA” LIMBERGER, diretor de Motocross, é só expectativas. “Estamos muito animados com esta temporada, e sentimos uma energia boa de todo o pessoal, pilotos, organizadores. Todos querem saber quando serão as corridas, quais as novidades, todos loucos para acelerar. Então trabalhamos muito para fechar as datas e organizar os eventos, sempre atentos aos protocolos de saúde, que inclusive podem impor mudanças de última hora. Acredito que será um grande ano”.
Pro Tork Gaúcho de Velocross
O estadual de Velocross terá novo formato em 2021. Deste modo, haverá etapas regionais classificatórias e, depois, disputas de nível estadual. Elas serão chamadas de Super Finais.
Ao todo serão 8 classificatórias e mais 3 eventos estaduais, previstos para o último trimestre. As regionais iniciam em abril e dividem o Rio Grande do Sul da seguinte forma: Sul (Copa Paulinho Pro Tork), Norte (Copa Norte), Centro/Sul (Copa Centro/Sul) e Centro/Serra (Copa Pirelli).
O objetivo da FGM é fortalecer o esporte desde a base até os estágios mais altos. Começando pelo apoio aos campeonatos regionais, que terão acréscimo no número de participantes e competitividade, uma vez que são classificatórios para um evento maior, declarou o Presidente JAIR COSTA.
Além disso, desta maneira o RS realizará provas estaduais ainda maiores, que podem reunir até 600 pilotos. Para fechar, nosso estado está no roteiro do Campeonato Brasileiro de Velocross para abril, em Arroio do Meio. Evento realizado pelo MOCAM – Moto Clube de Arroio do Meio, e incluído no PRO ESPORTE RS.
SBK Gaúcho
Muitas novidades também aguardam os fãs da motovelocidade. A começar pela criação da categoria Scooter no SBK Gaúcho, classe em que pilotos de motos automáticas terão a oportunidade de acelerar na pista.
Em 2021, a competição terá 5 etapas. A inaugural movimenta Tarumã (Viamão) no dia 25 de abril e as demais estão previstas para 6 de junho, 1º de agosto, 3 de outubro e 21 de novembro em autódromos que ainda serão divulgados.
Quer mais? O campeonato está se organizando para receber também o Yamalube R3 Cup, competição monomarca de nível nacional promovida pela Yamaha e que acompanha o Brasileiro de Motovelocidade. O evento compõe a programação do dia 1º de agosto de 2021.
“Queremos retomar a competição na íntegra e, se possível, ter o público de volta às arquibancadas até o final do ano”, destaca o diretor da modalidade, LEANDRO RAD. “Em 2020 não tivemos provas em virtude da pandemia, mas agora estamos prontos para fazer um campeonato ascendente”.
Hard Enduro e Enduro Regularidade
O Campeonato Gaúcho de Hard Enduro também tem novidades. Em 2021, a competição irá sortear uma mini moto Pro Tork TR100 entre os pilotos que prestigiarem todas as etapas. A abertura será em março e estão previstas 5 provas para o calendário, sendo quatro na Serra e uma em Guaporé, declarou MARLON “INDIO” DOS SANTOS, diretor da modalidade.
Da mesma forma, o Gaúcho de Enduro de Regularidade também reserva boas experiências aos pilotos. Afinal, por não reunir públicos, a modalidade sofre menos com as restrições da pandemia e pode realizar até 8 encontros em 2021.
E tem um bônus. Mais uma vez o Pampas Off Road, evento que abre a temporada, será válido como etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro Regularidade. Ele acontece entre 5 e 7 de março, em Gramado, declarou MARCOS LAZARETTI, diretor da modalidade.
acesse abaixo os links dos regulamentos:
MOTOCROSS: <CLIQUE AQUI>
VELOCROSS GERAL: <CLIQUE AQUI>
Novo Formato: <CLIQUE AQUI>
Regulamento Regionais: <CLIQUE AQUI>
HAR ENDURO: <CLIQUE AQUI>
Federação Gaúcha de Motociclismo (fgm.esp.br)
Guilherme Augusto
Jornalista MTB 17506/RS
51 99763-3901
Gearbox Comunicação (www.gearboxcomunicacao.com)