Gaúchos se destacam na abertura do Sportbay Brasileiro de MX
O fim de semana foi de abertura da maior competição de motocross da América Latina. O Campeonato Sportbay Brasileiro de MX começou nos dias 16 e 17 de março, em Sorocaba, reunindo centenas de pilotos, dentre eles 25 representantes do Rio Grande do Sul – incluindo gaúchos e filiados (confira resultado de todos abaixo).
A Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM) reconhece e parabeniza o desempenho de todos filiados na etapa, em especial aos cinco presentes no pódio: conquistados por Gabriel Bilhar (2º na MX2JR), Pietro Piroli (3º na MX2JR), Henri Krug (3º na 65cc), Anthony Piroli (5º na 65cc) e Cássio Anacleto (4º na MX3).
Sete gaúchos competem no sábado
As primeiras largadas oficiais da temporada 2024 do BRMX contou com representantes do Rio Grande do Sul. Na YZ125, Bernardo Zílio teve um bom começou, mas uma lesão frustrou sua estreia na competição. Na prova classificatória, ele estava na 2ª posição quando caiu e, por consequência, fraturou o braço esquerdo.
Na MX50, Glaureci Lemos e Léo Lopes se classificaram e estiveram entre os 40 pilotos alinhados no gate. Lemos, de Caxias do Sul, ficou em 11º e Léo Lopes, de Lajeado, foi o 17º. Por fim, os pequenos da 55cc fecharam o sábado. Enzinho Wiebbeling fez prova de recuperação e foi o gaúcho melhor posicionado, terminando em 9º. Os outros gaúchos participantes foram Affonso Dall Agnol (18º), Francisco Milesi (26º) e Bento Ayres (28º).
Domingo de ótimos resultados para o RS
A largada inaugural de domingo reservou holeshot para o Rio Grande do Sul. Pietro Piroli, da Powerhusqy Factory Brasil, liderou os primeiros dez minutos, seguido do também gaúcho Gabriel Bilhar, da Pro Tork/KTM Racing Team. Eles protagonizaram bela disputa tripla com Vitor Borba, que acabou sangrando-se vencer. Bilhar terminou em segundo, com Pietro em terceiro – ambos são pilotos formados pela Lizott MX School.
Posteriormente, cinco gauchinhos foram para a pista. Henri Krug largou em 2º, mas assumiu a liderança ainda na primeira volta. Ficou na ponta boa parte da prova, até fechar em 3º lugar. Além do porto-alegrense, o pódio também contou com Anthony Piroli, de Tapejara. Os outros gaúchos foram João Bolachinha (13º), Vicente Silva (18º) e Lucas Santos (30º).
Na MX3, três pilotos representaram a FGM. Os irmãos Galiotto, Tchelo e Rodrigo, de Flores da Cunha, ficaram em 13º e 18º lugar, respectivamente. Já Cássio Anacleto, um dos pilotos catarinenses de filiação mais longeva junto à entidade, teve grande desempenho: largou em 3º, ultrapassou Roosevelt e Cleiton Borges para assumir a pontos e, no fim, foi superado por Luís Felipe, Rafael Faria e Machito, finalizando em quarto.
Ainda, o Rio Grande do Sul foi representado por Vicente Nunes na MXJR. O piloto de Caxias de Sul conquistou a 16ª colocação.
MX1, MX2 e Elite MX
Pietro Piroli roubou a cena na primeira metade da MX2. O jovem piloto de Tapejara fez o holeshot e a maior parte da prova, porém foi superado pelos oponentes na reta derradeira. O desempenho, entretanto, foi satisfatório. Henrique Henicka, da Pro Tork/KTM Racing Team, fez terminou a primeira bateria em nono, mas se recuperou na Elite MX ao ficar em terceiro: no overall, ficou em 6º - o melhor gaúcho na MX2.
Também na classe voltada para motos de 250cc, o atual campeão brasileiro Guilherme Bresolin fez duas provas de recuperação e encerrou a etapa com a sétima colocação da MX2. Garmichel Giehl ficou em 19º, enquanto Gabriel Bilhar teve problemas na motocicleta na primeira bateria e abandonou. Ademais, o uruguaio German Brastchi, filiado à FGM, flertou com a vitória na primeira bateria, porém encerrou o dia com overall P9.
Piloto de Marau, Gabriel Andrigo foi o único gaúcho a alinhar na MX1. Ele finalizou a etapa na 14ª colocação.
O RESULTADO DOS GAÚCHOS E FILIADOS À FGM:
YZ125
DNF. Bernardo Zilio (Coxilha)
55cc
9. Enzinho Wiebbelling (Lajeado)
18. Affonso Dall Agnol (Arvorezinha)
26. Francisco Milesi (Bento Gonçalves)
28. Bento Ayres (Lajeado)
65cc
3. Henri Krug (Porto Alegre)
5. Anthony Piroli (Tapejara)
13. João “Bolachinha” Wovst (Montenegro)
18. Vicente Silva (Venâncio Aires)
30. Lucas Santos (Porto Alegre)
MXJR
16. Vicente Nunes (Venâncio Aires)
MX2JR
2. Gabriel Bilhar (Guaporé)
3. Pietro Piroli (Tapejara)
MX5
11. Glaureci Lemos (Caxias do Sul)
17. Léo Lopes (Lajeado)
MX3
4. Cássio Anacleto (São João do Sul)
13. Marcelo “Tchelo” Galiotto (Flores da Cunha)
18. Rodrigo Galiotto (Flores da Cunha)
MX2
6. Henrique Henicka (Lajeado)
7. Guilherme Bresolin (Parobé)
9. German Bratschi (Uruguai)
15. Pietro Piroli (Tapejara)
19. Garmichel Giehl (Dois Irmãos)
29. Gabriel Bilhar (Guaporé)
MX1
14. Gabi Andrigo (Marau)
Ed Moreira / Assessor de Comunicação FGM