O sábado em Alegrete/RS para a 4ª etapa do BRVX e a 3ª etapa do RSVX foi marcado por fortes disputas e o retorno às pistas de Pretto Refatti
Neste sábado (28), os motores rugiram forte em Alegrete com o início das disputas da 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Velocross (BRVX) e da 3ª etapa do Campeonato Gaúcho Sportbay de Velocross (RSVX). Sob um céu ensolarado e altas temperaturas, o dia foi marcado por treinos livres, cronometrados e intensas batalhas nas pistas.
Os pilotos deram um verdadeiro show de técnica e coragem, resultando em vitórias incríveis e pontos preciosos na briga pelos títulos. Cada volta foi uma demonstração de habilidade, com manobras arriscadas e ultrapassagens que mantiveram o público de olhos vidrados até o final.
Os treinos livres iniciaram por volta das 8h30min enquanto os treinos cronometrados, logo no início da tarde. O público que se fazia presente nem imaginava o que estava por vir, quando as categorias VX50 e VX55 especial entraram na pista, por volta das 15h30min para dar início às provas oficiais do final de semana.
Neste sábado, o multicampeão Preto Refatti, natural de Alegrete, voltou a acelerar nas pistas após um período afastado do Velocross, pela categoria VX50 Especial, que largou juntamente com a VX55 Especial. Competindo em casa, ele mostrou que o tempo longe das competições não abalou seu preparo físico. Refatti conquistou uma vitória emocionante, arrancando aplausos do público presente. Ao fim da prova, visivelmente emocionado, o piloto expressou sua alegria por estar de volta às competições.
A vitória de Refatti neste retorno coloca-o como uma grande promessa para as próximas etapas do campeonato, deixando claro que seu legado no Velocross ainda tem muito a oferecer.
Mas a bateria não se resumiu apenas ao retorno desse importante piloto. Júlio Cesar Balzan, que disputa o campeonato há um bom tempo, não deu trégua para Pretto, e a bateria se resumiu a um grande duelo do início ao fim.
Com esse resultado, Pretto ficou com P1 na categoria VX50 Especial e Balzan em primeiro na VX55 Especial.
Resultado VX50 Especial
1º - Pretto Refatti – Alegrete/RS
2º - Valmir Konrad – Medianeira/PR
3º - Júlio César Balzan – Tupanciretã/RS
4º - Danny Santos de Oliveira – Panambi/RS
5º - Mirko André – Navegantes/SC
Resultado VX55 Especial
1º - Júlio César Balzan – Tupanciretã/RS
2º - Mirko André – Navegantes/SC
3º - Renato Augusto Bonfantti – Palmeiras das Missões/RS
4º - Lauri Majoni – Passo Fundo/RS
5º - Luis Henrique Gomes – Itaqui/RS
A segunda bateria a entrar na pista foram as mulheres, que deram um show à parte para as categorias VXF Nacional Pró e VXF Nacional Intermediária. Uma prova onde as três primeiras pilotos andaram, praticamente, a prova inteira juntas. Kamila Cogno Rocha mostrou controle emocional e forte pilotagem, fazendo uma incrível largada e assumindo de ponta a ponta a categoria VXF Nacional Pró.
Pryscilla Neves e Fernanda Neu proporcionaram ao público uma das mais bonitas disputas por posições deste sábado. Pryscilla vinha em segundo quando perdeu a posição para Fernanda, mas não demorou muito e Pryscilla retomou a posição.
As três pilotos passaram na linha de chegada com menos de um segundo de diferença cada, mostrando o nível técnico delas.
Resultado VXF Nacional Pró
1ª – Kamila Cogno Rocha – Capão do Leão/RS
2ª – Pryscilla Neves – Santa Maria/RS
3ª – Fernanda Neu – Santa Rosa/RS
4ª – Sabrina Novazick – Pouso Redondo/SC
5ª – Julia Valentina Gazoni – Passo Fundo/RS
Resultado VXF Nacional Intermediária
1ª – Julia Valentina Gazoni – Passo Fundo/RS
2º - Laura Galvão Pereira – Mundo Novo/MS
3ª – Yara Vargas – Santana do Livramento/RS
4ª – Elisa Cerutti – Tapera/RS
5ª – Leticia Bordin Toescher – Santa Maria/RS
Logo em seguida, foi a vez da categoria VX45 Especial, que teve como grande vencedor Claiton Portela da cidade de Pelotas. Luciano De conto fez ultrapassagens incríveis e finalizou na segunda posição. Rodrigo Volcan sofreu pressão de De Conto e finalizou a prova em terceiro.
Resultado VX45 Especial
1º - Claiton Portela – Pelotas/RS
2º - Luciano De Conto – Passo Fundo/RS
3º - Rodrigo Volcan – Pelotas/RS
4º - Marcos Roberto de Oliveira – Lontras/SC
5º - Ivandro Kuhn – Missar/PR
Enzo Neu veio para vencer a categoria 65CC. Enzo vinha pela segunda posição, quando um erro acabou comprometendo Yan Garcia que teve que abandonar a prova, assumindo, consequentemente, a primeira posição. Lucas Delfes tentou pressionar Enzo, mas não obteve êxito e finalizou a prova com P2. Guylherme Sobieski fez uma prova incrível e passou pela terceira posição.
Resulatdo 65CC
1º - Enzo Neu – Santa Rosa/RS
2º - Lucas da Silva Delfes – São João Batista/SC
3º - Guylherme Faria Sobieski – Garibaldi/RS
4º - Vicente May da Silva – Venâncio Aires/RS
5º - Gustavo Fernandes Magni – Estrela/RS
Jordana Zuffo faturou a categoria VX3 Especial, segurando a pressão de Sabrina Novazick e liderando de ponta a ponta. A terceira colocada Paola Mees fez a melhor largada, mas uma queda logo no início fez com que a piloto precisasse fazer prova de recuperação e, com uma forte pilotagem, Paola finaliza a prova com P3.
Com esse resultado, Zuffo diminui a diferença, ficando apenas 5 pontos atras da líder Paola.
Resultado VXF Especial
1ª - Jordana Zuffo – Xaxim/SC
2ª - Sabrina Novazick – Pouso Redondo/SC
3ª – Paola Mees – Rio do Campo/SC
4ª – Laura Galvão Pereira – Mundo Novo/MS
5ª – Lavínia Mees – Rio do Campo/RS
A categoria 230CC Regional foi a penúltima bateria do sábado e teve como grande vencedor João Marcelo Silveira, que fez uma boa largada e imprimiu um forte ritmo. Sebastian Diaz e Enzo Schmiddel ficando com a terceira e quarta posição, respectivamente.
Resultado 230CC Regional
1º - João Marcelo Silveira Dellin – Formigueiro/RS
2º - Sebastian Diaz – Rio Branco/PR
3º - Enzo Schmiddel – Alegrete/RS
4º - Denner Schmutz – Rio Grande/RS
5º - Gustavo Picolo Pereira – Santiago/RS
A última bateria reuniu os pilotos das categorias VX45, VX50 e VX55 Nacional que encheram os gates do CT Alegrete. A última bateria veio para coroar o sábado com disputas de tirar o folego, do início ao fim.
Em uma bateria com muitas ultrapassagens, bloqueios e disputas, quem faturou o lugar mais alto do pódio foi Elizandro Cezar Costa, conhecido como “Costinha” se distanciando na liderança do campeonato com 98 pontos.
Veldon Tadeu proporcionou fortes disputas diretas com Luciano De Conto e Ivandro Kuhn, mas quem levou a melhor nessa disputa foi Veldon, que soma pontos importantes no campeonato, deixando tudo ainda mais acirrado.
Danny Santos passou pela sexta posição na bateria e fica com P1 na sua categoria, a VX50 Nacional.
Pela categoria VX55 Nacional, com a 12ª posição no resultado geral, Ivan Cesar Batista fica com P1.
Resultado VX45 Nacional
1º - Elizandro Cezar Costa – Santa Maria/RS
2º - Veldon Tadeu Osvald – Alegrete/RS
3º - Luciano De Conto – Passo Fundo/RS
4º - Ivandro Kuhn – Missal/PR
5º - Sergio Braga Junior – Santa Cruz do Sul/RS
Resultado VX50 Nacional
1º - Danny Santos de Oliveira – Panambi/RS
2º - Everton Marchezan – São Borja/RS
3º - Rafael Valentini – Farroupilha/RS
4º - Valmir Konrad – Medianeira/PR
5º - Claudiomiro Corrêa – Cachoeira do Sul/RS
Resultado VX55 Nacional
1º - Ivan Cesar Batista – Bagé/RS
2º - Fabio Jose Ghisleni – Espumoso/RS
3º - Fernando Rigol – Santa Maria/RS
4º - Luis Carlos Berge – Montenegro/RS
5º - Diter Schneider – Espumoso/RS
O clima de expectativa só aumenta para o domingo (29), que promete ainda mais adrenalina com a entrada de categorias que tradicionalmente trazem grandes disputas. O segundo dia de provas será crucial para os pilotos, e o público pode esperar emoções à flor da pele em cada curva e reta do circuito.
O evento é uma realização da Federação Gaúcha de Motociclismo com patrocínio de Pro Tork, KTM Sportbay, Biker Acessórios, Dual Tendas e RS Preparações e supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo e conta com a cobertura completo do site SHOW RADICAL.