PROFESSORES – A renovação do motociclismo gaúcho - Leandro F. RAD
PROFESSORES – A renovação do motociclismo gaúcho!!
Bate papo com os professores:
Leonardo Lizot – Motocross e Velocross – CT Borilli Racing Tapejara;
Leonardo Sebben – Motocross e Velocross – Caxias do Sul;
Leonardo Limberger – Motocross – Santa Cruz do Sul;
Fabiano N. dos Santos – Motocross e Velocross – Venâncio Aires;
Leandro Fernandez Rad – Motovelocidade e Rally – Caxias do Sul.
A FGM – Federação Gaúcha de Motociclismo, publica um bate papo, com nossos principais instrutores de pilotagem, “Professores”, em atuação aqui no estado do Rio Grande do Sul. Estes professores, tem feito um trabalho de renovação, qualificação e desenvolvimento das atividades do motociclismo gaúcho, dentre elas o motocross, velocross e motovelocidade.
Vamos iniciar nossa conversa com:
Leandro Fernandez RAD – Motovelocidade e Rally – Caxias do Sul;
1. Quem é Leandro F. RAD?
Leandro Rad, Idade: 41 anos, Residente: Caxias do Sul
Diretor do SBK Gaúcho de Motovelocidade, Diretor de Motovelocidade da FGM
Presidente do AGEM (Associação Gaúcha de Esportes Motociclisticos)
Diretor Prova FIM LA (Federação Internacional de Motociclismo)
Piloto de Motovelocidade, Piloto de Rally
Atual vice campeão gaúcho Super Sport Master
O 2º representante do Brasil no Pike Speak nos Estados Unidos.
Experiência de mais de 16 anos nas pistas competindo, frequentou os melhores cursos de pilotagem do Brasil e alguns no exterior, trocando experiências com pilotos do cenário internacional e trazendo tudo isso para dentro da Rad Racing School para compartilhar com seus alunos, hoje seu principal objetivo é conscientizar os Motociclistas que o lugar mais apropriado e seguro para se acelerar são os autódromos, após um bom curso de pilotagem.
2. Quando iniciou o trabalho com cursos de pilotagem?
A Rad Racing School nasceu em janeiro de 2010 (10 anos), quando alguns amigos de Leandro Rad, depois de ele ter feito parte da maior equipe de motovelocidade nacional (na época a Suzuki Santander), o incentivaram a compartilhar e repassar algumas experiências e aprendizados adquiridos junto dos melhores pilotos do Brasil. Rad num primeiro momento chegou a dizer não aos seus amigos, que após muita insistência, o fizeram aceitar, meio a contragosto pois não se sentia apto a executar essas instruções. Quando decidiu aceitar esse desafio se dedicou a cada dia para fazer da Rad Racing School uma das escolas mais qualificadas do Brasil, com uma estrutura de dar inveja a todos, sempre ressaltando que tudo isso foi fruto de muito trabalho e dedicação.
3. Porque é importante para o piloto fazer aulas com um profissional devidamente credenciado?
Para que estes alunos possam aprender com a devida segurança tudo o que sua motocicleta oferece de maneira segura e confortável, quer em pistas ou no transito normal.
4. Qual a melhor idade para começar?
O mais cedo possível para que possa evitar vícios, e possa disfrutar de uma pilotagem com mais segurança e com menos idade, se possível. Nossos cursos são para interessados em pilotar, quer por lazer, turismo ou esporte, abertos para todas as faixas etárias.
5. Qual equipamento básico para o início?
Uma motocicleta, de qualquer cilindrada, roupas de couro, macacão, botas luvas especiais, um bom capacete, e protetor de coluna, equipamentos básicos para sua segurança.
6. Quais as principais técnicas de pilotagem utilizadas, e o trabalho oferecido aos seus alunos?
Todas as técnicas necessárias para uma pilotagem segura, tanto nas pistas como em rodovias, como: posicionamento, frenagem, postura, redução, pendulo e curvas entre tantos outros.
7. O que é mais gratificante?
Sem dúvida alguma, ver a evolução dos alunos através da pratica dos ensinamentos, tirando da estrada e das ruas pessoas que acabam se tornando nossos amigos.
8. Como está o cenário estadual (quais categorias mais crescem, quais competições mais promissoras)?
Sem sombra de dúvidas, as categorias Monomarcas, com motocicletas iguais, e onde o investimento financeiro não influencia nos resultados, revelando nos talentos no esporte.
9. Quais seus pilotos e alunos que mais se destacam nas competições atualmente?
Herbert Pereira, Fernando Melo, e todos da Categoria Escola, onde a maioria passou pelos cursos de formação da Rad Racing School antes de entrarem oficialmente para as competições.
10. Como é composta a Equipe de Trabalho da Rad Racing School?
Para se efetuar um bom trabalho, precisamos montar uma boa equipe, trabalhamos em média com 10 até 20 pessoas, sendo que este número pode aumentar significativamente em dias de prova.
11. Quais os principais componentes da Rad Racing School?
Vilmar Santos (Rato) Coordenador Geral; Ayres Da Silva, Mecânico Chefe; Dilson Langner,
Mecânico; Marcelo Kunrath, Mecânico;
Herbert Pereira (Pingola), Instrutor; Fernando Mello (Corvo), Instrutor; Carlos Alberto (Betinho), Instrutor;
Tadeu Manhabosco, Marketing Visual; Fernanda Manhabosco, Marketing Visual; André Cobalchini (Chacal), Fotógrafo; Felipe Nunes (FÚ), Cronometragem de provas;
Nelci do Prado (Ceará), Resgate + Sinalização
12. Algum caso engraçado?
Logo no início da carreira como piloto, em um Grid com muitas feras do cenário nacional, pronto para a largada, veio a famosa vontade de ir ao banheiro, fiquei pensando: faço dentro macacão ou não, neste momento a sinaleira apagou, deu a largada e fiquei ali parado, mas larguei igual, foi muito engraçado, coisa de iniciante.
APRENDER A PILOTAR EM UM AMBIENTE SEGURO, PREPARADO PARA ISTO, COM A DEVIDA ESTRUTURA NESCESÁRIA, DEVIDAMENTE ORGANIZADO E AMPARADO LEGALMENTE PARA ESTA PRATICA, PRESERVA A VIDA E A SEGURANÇA DOS ALUNOS, BEM COMO AJUDA O MOTOCICLISMO A DESENVOLVER-SE E A SER RESPEITADO, LEANDRO FERNANDEZ RAD.