PROFESSORES – A renovação do motociclismo gaúcho – Leonardo Lizott
A FGM – Federação Gaúcha de Motociclismo, publica um bate papo, com nossos principais instrutores de pilotagem, “Professores”, em atuação aqui no estado do Rio Grande do Sul. Estes professores, tem feito um trabalho de renovação, qualificação e desenvolvimento das atividades do motociclismo gaúcho, dentre elas o motocross, velocross e motovelocidade.
Vamos iniciar nossa conversa com:
Leonardo Lizot – Motocross e Velocross – CT Borilli Racing Tapejara;
1. Quem é Leonardo Lizott?
O Leonardo Lizott é um piloto de motocross e instrutor na Lizott MX School. Minha história no esporte começou através do meu pai ainda na minha infância em corridas de velocross. De lá para cá foram muitos anos de competições, vitórias, derrotas, mas sempre com uma imensa honra de viver daquilo que mais amo fazer, ou seja, do motocross. Atualmente estou cursando Educação Física pela Universidade de Passo Fundo – UPF, curso que dialoga diretamente com nosso esporte. Acredito que o conhecimento que estou buscando está sendo cada dia mais importante para oferecer um treinamento qualificado para nossos alunos. Tive a honra de ter uma trajetória vitoriosa no motocross e também participar de grandes equipes do cenário nacional.
Destaque para:
7x campeão gaúcho de Motocross
1x campeão gaúcho de Velocross
4 anos como piloto Honda
1 ano como piloto Oficial Kawasaki
5º lugar campeonato brasileiro de Motocross MX2 em 2012
Como instrutor destaca-se com os seguintes resultados de seus alunos:
2x Campeão Brasileiro de Velocross Categoria 65cc
1x Vice-campeão Brasileiro de Velocross Categoria 65cc
1x Campeão Brasileiro de Motocross Categoria Junior
1x Vice-campeão Brasileiro de Motocross Categoria 65cc
2. Quando iniciou o trabalho com cursos de pilotagem?
Começamos os trabalhos em 2016 através do amigo Julio Botolli, de Getúlio Vargas – RS. Na época ele me procurou para orientar o filho, nosso aluno até hoje, Luca Botolli. Naquele ano iniciávamos algo que hoje se tornaria a Lizott MX School, com dezenas de alunos mensalmente buscando melhorias na pilotagem através de aulas no CT Borilli Racing e também em várias cidades do RS e SC.
3. Porque é importante para gurizada fazer aulas com um profissional?
Acredito que com toda a experiência que adquirimos em competições nacionais e estaduais de alto nível, podemos passar todos os fundamentos para uma pilotagem segura. Sem dúvida a segurança é o ponto central daquilo que preconizamos em nossos treinamentos e cursos. Com a segurança, vem a velocidade e o que sempre digo: sem técnica é quase impossível ser veloz. Por isso, saber o momento certo de avançar nos fundamentos da pilotagem, requer uma boa didática e um profundo conhecimento sobre o comportamento da moto.
4. Qual a melhor idade para começar?
Sempre o mais cedo possível, pois aprender a andar de moto off Road já da maneira correta é sempre o mais indicado. Isso evita que tenhamos que corrigir vícios adquiridos ao longo dos anos, que muitas vezes custam para serem deixados de lado. Na grande maioria dos casos, esses vícios não são a maneira correta de pilotar, o que acaba envolvendo risco de acidentes para os pilotos e logo lesões, um dos maiores males do nosso esporte.
5. Qual equipamento básico para o início?
Boa pergunta. Sugerimos e exigimos em nossos cursos: capacete, óculos, luva, colete, bota e joelheira. Isso é o mínimo que preconizamos para ministrar nossos cursos.
6. Quais as principais técnicas de pilotagem utilizadas, e o trabalho oferecido aos seus alunos?
São várias, mas em resumo trabalhamos posicionamento do corpo na moto, aperto de pernas e tornozelos, posição dos braços, posição do corpo em curvas com e sem canaletas, posição do corpo em saltos, respiração, entre outras.
7. O que é mais gratificante?
Sem dúvida ver a evolução dos alunos. Ver eles vencendo em provas, vencendo campeonatos. Em 2018 por exemplo fizemos o campeão e vice brasileiro na categoria 65cc de velocross. Em 2019 fizemos o campeão brasileiro de motocross na categoria júnior, e também o campeão brasileiro de velocross novamente da categoria 65cc, além de vários títulos estaduais e regionais de nossos pilotos. Poder olhar para trás e lembrar como eles eram quando chegaram na nossa escola e ver aonde eles estão hoje é sem dúvida uma sensação muito gratificante.
8. Como está o cenário estadual (quais categorias mais crescem, quais competições mais promissoras).
Acredito que as categorias de base, com destaque para a 65cc e Júnior. Está vindo uma geração muito boa e que com certeza vai nos trazer muito orgulho logo ali na frente. Ao mesmo tempo temos uma procura muito grande de pilotos amadores que disputam campeonatos regionais, neste caso de diferentes idades, mas que querem pilotar com mais segurança e melhorar a performance nas pistas. São pilotos que trabalham duro a semana toda, e nos finais de semana tiram um tempo para relaxar e aproveitar este esporte incrível.
9. Quais seus pilotos que mais se destacam nas competições atualmente?
Temos muitos pilotos com expressão hoje. Guilherme Bresolin campeão brasileiro de motocross na categoria júnior, Pietro Pirolli já foi campeão brasileiro de velocross 65cc em 2018 e ano passado foi vice do brasileiro de motocross da categoria 65cc. Esse ano vem muito bem na Júnior. Bernardo Zilio foi vice no brasileiro de velocross 65cc em 2018, mas em 2019 levou o título. Entre tantos outros que conquistaram campeonatos estaduais e regionais. Para nós da Lizott Mx School, todo título merece destaque!
10. Algum caso engraçado?
Teria muitas histórias engraçadas para contar, principalmente das corridas, pois sempre vamos numa turma muito boa, algo que se tornou uma família. Mas teve uma história de um aluno que em uma prova em Tapejara, campeonato brasileiro de velocross, acabou largando sem conferir a quantidade de gasolina que tinha ainda no tanque e adivinhe, na metade da reta, quando ele estava em uma boa posição na VX1, só com feras pilotando na bateria, os melhores pilotos de velocross do país, bem na frente da galera da casa, da nossa turma, onde toda sua família e amigos estavam assistindo, acabou o combustível!! Até hoje lembramos dessa história, e damos bastante risada!
CONFIRA ABAIXO O LINK DE ACESSO AO SITE DA LIZOTT MX SCHOOL:
CONFIRA ABAIXO O LINK DE ACESSO AO FACEBOOK DA LIZOTT MX SCHOOL:
CONFIRA ABAIXO O LINK DE ACESSO AO YOUTUBE DA LIZOTT MX SCHOOL:
CONFIRA ABAIXO O LINK DE ACESSO AO INSTAGRAM DA LIZOTT MX SCHOOL: