Sol, Adrenalina e Disputas intensas: Alegrete ferveu com etapas do Brasileiro e Gaúcho de Velocross.
O último domingo (29) foi marcado por muita adrenalina em Alegrete, com a realização da 3ª etapa do Campeonato Gaúcho e a 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Velocross. Sob um sol escaldante, os pilotos precisaram de um preparo físico excepcional para enfrentar as duras condições do clima e ainda mostrar técnica para dominar a pista.
A programação do domingo iniciou por volta das 8h com os warm-up cronometrados e às 11h30min com as provas oficiais do dia. A primeira categoria a entrar na pista foi a VX4 Especial, que iniciou com tudo, com uma briga intensa pelo topo do pódio entre Fábio Muniz e Dito Batista.
Dito pressionou Fabio do início ao fim, sem dar trégua, mas Muniz largou na frente e, de ponta a ponta, soube administrar a prova e se defendeu sempre do ataque de Dito. E ao cruzarem a linha de chegada, praticamente juntos, com uma diferença de 19 milésimos de segundo, o abraço, carinho e respeito mostrou que o duelo terminou na bandeira quadriculada.
Resultado VX4 Especial
1º - Fábio Muniz – Barracão/PR
2º - Edinilson Batista (Dito) – Balneário Camboriu/SC
3º - Juarez Mees – Rio Do Campo/SC
4º - Luciano De Conto – Passo Fundo/RS
5º - Claiton Portela (Cau) – Pelotas/RS
Foto: Gustavo Sebold
Com muita emoção e comemoração com a família e equipe, Luis Felipe Gomes faturou a categoria Junior. Fez uma boa largada, mas preciso de uma ultrapassagem certeira para cima de Lorenzo para conseguir assumir a primeira posição e se manter assim até o final da prova. Lorenzo, piloto da casa, levou a melhor na largada e finalizou a prova com um P2, tendo como terceiro colocado Thiago Dalla Favera.
Resultado Junior
1º - Luis Felipe Gomes – Itaqui/RS
2º - Lorenzo Monego – Alegrete/RS
3º - Thiago Dalla Favera – Uruguaiana/RS
4º - Victor Gabriel de Sousa – Indaial/SC
5º - Matheus Felipe Gomes – Eldorado/MS
Foto: Gustavo Sebold
A categoria Intermediaria Nacional Livre colocou 27 pilotos no gate, mas quem levou a melhor foi Arthur Barcelos, que fez uma excelente largada, fez ultrapassagens técnicas, imprimiu um forte ritmo, assumiu a ponta e conseguir fazer uma prova “tranquila” sem sofrer fortes ataques de seus adversários, cruzando a linha de chegada com 9s de vantagem.
Gabriel Guilherme também fez uma prova incrível e com isso leva a segunda posição, seguido de Pedro Arthur Dorneles.
Resultado Intermediária Nacional Livre
1º - Artur Costa Barcelos – Vila Lângaro/RS
2º - Gabriel Guilherme Da Silva – Santo Angelo/RS
3º - Pedro Arthur Dorneles – São Borja/RS
4º - Rubens Marçal – Alegrete/RS
5º Guilherme Zaparoli – Sananduva/RS
Foto: Gustavo Sebold
Os garotos da 50cc mostraram que, apesar de pouca idade, já possuem condicionamento físico e conhecimento de técnicas importantes para bons resultados, é o caso do jovem João Valentin Simionato. João largou na frente, abriu vantagem e de ponta a ponta chegou ao lugar mais alto do pódio.
Miguel Francisco e Heitor Moraes também fizeram uma prova sensacional, conquistando assim P2 e P3.
Resultado 50cc
1º - João Valenin Simionato – Crissiumal/RS
2º - Miguel Francisco Brandão – Vera Cruz/RS
3º - Heitor Moraes – Tapera/RS
4º - Lorenzo Sebastyan Sauthier – Bom Princípio/RS
5º - Francisco Milesi
Foto: Gustavo Sebold
A categoria VX2 Junior veio para a largada logo após a manutenção de pista, deixando-a ainda mais técnica e difícil. Mas quem se deu melhor dentro dos 1400 m foi o guaporense Gabriel Bilhar. Ele, que é também piloto do BRMX, fez o holeshot, abriu e se manteve na frente do início ao fim.
Hian Costa passou pela segunda posição e Gustavo Andrade com o terceiro lugar.
Resultado VX2 Junior
1º - Gabriel Bolhar – Guaporé/RS
2º - Hian Costa – Telêmanco Borba/PR
3º - Gustavo Andrade Marian – Lontras/SC
4º - Guilherme Perini – Farroupilha/RS
5º - João Pedro De Lima – Santa Vitória Do Palmar/RS
Foto: Gustavo Sebold
A categoria VX3 Especial teve como grande vencedor o experiente piloto Carlos Eduardo, que imprimiu um forte ritmo deixando para trás seus adversários, completou a bateria com tranquilidade e consciência para não comprometer o resultado da prova e somar pontos importantes para o campeonato, se mantendo assim na liderança do BRVX nesta categoria.
Tiago Hort foi o vice-líder da prova, em um resultado importante, se mantendo na vice-liderança do campeonato. Dito Batista, Luis Henrique e Juliano Mercali completaram o pódio da VX3 especial.
Resultado VX3 Especial
1º - Carlos Eduardo Mendes – Mundo Novo/MS
2º - Tiago Hort – Brusque/SC
3º - Edinilson Batista (Dito) –Balneário Camboriú/SC
4º - Luis Henrique Formigueiro – Passo Fundo/RS
5º - Juliano Mercali – Veranópolis/RS
Foto: Gustavo Sebold
Logo após foi a vez da categoria Nacional 250cc Intermediária, que proporcionou ao público presente e aos que acompanhavam pela transmissão, uma disputa eletrizante entre os pilotos do pelotão da frente. A largada ficou com Guilherme Zaparoli, que largou na frente, mas acabou sofrendo uma ultrapassagem de Leomar Fleck e foi perdendo posição.
Já Leomar liderou o pelotão boa parte do tempo de prova, mas acabou sendo ultrapassado por Gabriel Guilherme, que veio para o “tudo ou nada” e buscou posição por posição e subiu ao lugar mais alto do pódio. “Eu ainda não sei como venci a prova”, afirmou Gabriel Guilherme.
Resultado Nacional 250cc Intermediária
1º - Gabriel Guilherme Da Silva – Santo Angelo/RS
2º - Leomar Fontana Fleck – Encantado/RS
3º - Roger Cagliero Junior – Tapera/RS
4º - Lucas Puntel – Arroio Do Tigre/RS
5º - Guilherme Zaparoli – Sananduva/RS
Foto: Gustavo Sebold
A categoria VX3 Nacional teve como vencedor Joel Da Costa, o “Dioy”, que proporcionou uma forte disputa com Bernardo Andrade, mas Dioy cruzou a linha de chegada na frente em uma vantagem de 4s e soma pontos importantes para se manter na liderança do campeonato.
A classificação desta categoria para o BRVX está praticamente empatada entre os três primeiros, deixando o campeonato ainda mais interessante e prometendo disputas diretas para a próxima etapa.
Tjones Fritz e Dito ficaram com P3 e P4, respectivamente. Cassio Rossi conclui o pódio na quinta posição.
Resultado VX3 Nacional
1º - Joel Esteven Da Costa (Dioy) – Ciríaco/RS
2º - Bernardo Garcez Andrade – QuaraÍ/RS
3º - Tjones Fritz- Lajeado/RS
4º - Edinilson Batista – Balneário Camboriu/SC
5º - Cassio Rossi Oliveira – Santa Maria/RS
Foto: Gustavo Sebold
Na categoria Nacional 250cc PRÓ, Carlos Eduardo largou na ponta e liderou a prova, abrindo uma diferença de 27s do segundo colocado. Porém, o que ninguém esperava era que Carlos tivesse problemas com sua motocicleta faltando duas voltas para a bandeira quadriculada, o que deixou todos apreensivos se ele iria conseguir concluir a prova nessa posição, mas Carlos com todo seu conhecimento e a sobra de tempo, conseguiu finalizar a prova em primeiro.
A briga mesmo ficou pela segunda posição, e o que definiu foi a difereça de aproximadamente 1s de Jordan para Jader. Uma prova linda dos dois brigando por posições até o final.
Resultado Nacional 250CC Pró
1º - Carlos Eduardo Mendes – Mundo Novo/MS
2º - Jordan Prade Martini – Candelária/MS
3º - Jader Prade Martini – Candelária/RS
4º - Jonilson Stieven Da Costa – Ciríaco/RS
5º - Francisco Rolim – Santana Do Livramento/RS
Foto: Gustavo Sebold
Hian Costa fez a melhor largada, mas logo antes de concluir a primeira volta pela MX2, Gabriel Bilhar assumiu a ponta e levou até o fim a posição. Gabriel precisava dessa vitória para somar pontos importantes no Campeonato Brasileiro e brigar pelo título.
Jader Martini levou a melhor em relação a Jose Victor Silva e muito emocionado cruzou a linha de chegada na segunda posição e Jose pela terceira. Hian Costa e Lorenzo Machado completam o pódio com o quarto e quinto lugar.
Resultado VX2
1º - Gabriel Bilhar – Guaporé/RS
2º - Jader Prade Martini – Candelária/RS
3º - Jose Victor Silva – Tapema/SC
4º - Hian Costa – Telêmanco Borba/ PR
5º - Lorenzo Meira Machado – Tupanciretã/RS
Foto: Gustavo Sebold
Carlos Eduardo conquista seu terceiro P1 no final de semana, dessa vez pela categoria Nacional Forca Livre, obtendo 100% de aproveitamento das categorias disputadas, restando mais uma para competir no domingo.
Artur Costa Barcelos ficou com a segunda posição e Jordan Prade Matini com a terceira, tendo como quarto e quinto colocado, Jonilson e Dioy.
Resultado Nacional Força Livre
1º - Carlos Eduardo Mendes – Mundo Novo/MS
2º - Artur Costa Barcelos – Vila Lânagaro/RS
3º - Jordan Prade Martini – Candelária/RS
4º - Jonilson Stieven Da Costa – Ciríaco/RS
5º - Joel Esteven Da Costa – Ciríaco/RS
Foto: Gustavo Sebold
Júnior Leandro Pick foi o nome da categoria VX1 Intermediária, fazendo uma prova linda e emocionando a todos ao finalizar a prova e comemorar com a família, equipe e amigos. “Já venho há dias andando e andando, me dedicando cada vez mais e finalmente chegou o dia” – afirma emocionado.
Matheus Motta passou pela segunda posição, 15s à frente de Marcelo Soares. Willian Miotto e Altamar Almeida concluem o pódio.
Resultado VX1 Intermediária
1º - Júnior Leandro Pick – Vera cruz/RS
2º - Matheus Motta – Barracão/PR
3º - Marcelo Soares – Marau/RS
4º - Willian Miotto – Tapejara/RS
5º - Altamar Júnior Almeira – Santana Do Livramento/RS
Foto: Gustavo Sebold
A VX4 Nacional foi a penúltima categoria do final de semana e teve disputa até a bandeira quadriculada entre Elizandro Costa (Costinha) e Tjones Fritz, e com a diferença de menos de um segundo, praticamente juntos, Costinha crava o lugar mais alto do pódio.
Mas a briga não parou por aí, Luciano De Conto não deu sossego para Fábio Muniz até conseguir fazer uma incrível ultrapassagem e assumir a terceira posição. Misael Drum ficou em quinto lugar.
Resultado VX4 Nacional
1º - Elizandro Cezar Costa (Costinha) – Santa Maria/RS
2º - Tjones Fritz – Lajeado/RS
3º - Luciano De Conto – Passo Fundo/RS
4º - Fábio Muniz – Barracão/PR
5º - Misael Drum – Passo Fundo/RS
Foto: Gustavo Sebold
O destaque do final de semana, Carlos Eduardo, conquista sua quarta vitória no final de semana, dessa vez pela VX1. Um final de semana brilhante de Carlos Eduardo.
Uma categoria com muitos nomes de peso teve como segundo colocado Jose Victor e Jordan Martini como terceiro. Lucas Favero Basso, que vem de lesão e continua em recuperação, ficou com a quarta posição e Francisco Rolim em quinto.
Resultado VX1
1º - Carlos Eduardo Mendes – Mundo Novo/MS
2º - José Victor Da Silva – Itapema/RS
3º - Jordan Prade Martini – Candelária/RS
4º - Lucas Favero Basso – Gnetil/RS
5º * Francisco Rolim – Santana Do Livramento/RS
Foto: Gustavo Sebold
As disputas foram acirradas do início ao fim, com brigas emocionantes por cada posição. As intensas batalhas entre os principais pilotos do campeonato levantaram o público presente e mostraram porque o Velocross é esporte de grandes emoções e competitividade.A próxima etapa já é aguardada com grande expectativa!
A Federação Gaucha de Motociclismo agradeçe e parabinza a todos os pilotos que estiveram presentes em Alegrete/RS.
Foto: Gustavo Sebold