Taça UniAgro/Biolchim - 4ª etapa do Pro Tork Gaúcho de Motocross em Antônio Prado.
Neste final de semana 12 e 13 de outubro, um final de semana que começou muito quente tanto na temperatura, quanto na pista, teve em Antônio Prado as disputas da 4ª etapa do Pro Tork Gaúcho de Motocross. No sábado no Motódromo Sérgio Silvina Ravanello (Totalmente renovado) começou com treinos livres, após os cronometrados e ao final da tarde provas em 5 categorias. Veja como foi.
Na MX45 e MX5, Glaureci Lemos largou na ponta na geral vencendo de ponta a ponta seguido de Sérgio Fernandes. Eduardo Timm que largou em 3º disputou com Marco Müller “Milão”, inclusive com toques a posição de pista na geral. Marco Müller fez a ultrapassagem, mas na reta final da prova, Léo Lopes surpreendeu e buscou a posição. Dividindo as classes. Na MX45 Glaureci foi 1º, Sérgio foi 2º e Marco o 3º. Na MX5 Léo Lopes em 1º, Marco em 2º e Eduardo Timm em 3º.
Nas classes 55cc A e B, João Gabriel Wovst largou na frente sendo seguido por Monique da Silva. Em pressão João Gabriel erra e Monique assume a liderança há 3 voltas. Entre erros e acertos, Monique vence na classe B seguida de Gabriel Diniz. Na classe A, Willian Baugarten que chegou a levar um susto no final, venceu a prova com João Gabriel e Anthiny Pirolli.
A largada da Estreantes Importada foi emocionante com o piloto da casa Tainan Donida largando na ponta e o líder do campeonato, Lucas Turatti em 2º. A ultrapassagem veio na 3ª volta e Murilo Jacinto que largou em 8º buscou no desenvolver da corrida o 2º lugar. Tainan perdeu posições mas na reta final buscou o 3º posto. Lucas,Murilo e Tainan os três no pódio.
No domingo com a chegada do público a MX4 deu início aos duelos com uma espetacular largada de Everton Leandro da Silva, O Grilo seguido de Ângelo Matos e Gildo Massocco. Com o passar das voltas, Leandro Schwindt buscou o 2º lugar e Léo Lopes o 3º. Grilo venceu de ponta a ponta e as demais posições que não se alteraram.
A MX2 entrou com a Intermediária MX2. José Felipe Mombach não deu margens para dúvidas, largou na ponta e venceu sem ameaças eminentes. Leonardo Limberger, O Poty foi 2º do começo ao fim e Lucas Basso, ultrapassou Marcelo Galiotto para chegar em 3º. Na Intermediária, Guilherme Bresolin duelou com Lucas Peus que liderava a categoria, fez a ultrapassagem e venceu a etapa. Lucas foi 2º e a fera Matheus Hernandes o 3º.
A MX3 começou intensa com duelos do 1º e do 4º lugar. Cristian Kehl que liderava, errou faltado 3 voltas e viu Everton Grillo assumir a ponta e vencer a prova. Na pressão Maiara Basso ficou toda prova tentando e ultrapassou Fabrício Farina na última curva, para o delírio da torcida na etapa. Os 3 primeiros foram Everton Grilo, Cristian e Eduardo Silva.
A Júnior e a 65cc andaram juntas. Henrique Henicka largou na ponta, abriu vantagem e venceu de ponta a ponta. Guilherme Bresolin e Kauê Benatto trocam de posições e Bresolin chega ao 2º e Kauê o 3º. Na 65cc, Pietro Pirolli subiu em 1º no pódio e Bernardo Zílio o 2º.
Na Nacional o piloto Cássio Anacleto venceu de ponta a ponta as duas baterias da tarde deste domingo 13/10 e com isso chegou a 100% no campeonato. Largou bem e abriu grande vantagem nas duas provas. Ricardo Mello Oliveira, O Moranguinho e Luiz Henrique Pauletti duelaram nas duas provas, com Pauletti levando a melhor ficando em 2º na geral e Moranguinho o 3º. Com os resultados, tanto Cássio quanto Moranguinho abrem mais vantagens no campeonato.
As categorias MX1 Pró e Intermediária MX1 também duelaram juntas. Leonardo Dambross largou em 1° mas Leonardo Lizott vinha na pressão e na metade final da prova faz a ultrapassagem para vencer a prova. Dambross ficou em 2º e Lucas Basso o 3º também sua posição de largada. Na Intermediária MX1 Cristian Kehl largou no meio do pelotão geral, mas na liderança da categoria, ele venceu sem erros com Everton Grilo em 2º e Kevin da Silva, O Polentinha em 3º.
A bateria mais aguardada foi a categoria Elite novamente Dambross fez o hole shote seguido de Leonardo Lizot e José Felipe Mombach. Tudo encaminhava para mais uma corrida com duelos do começo ao fim e foi o que aconteceu. Com 1/3 de prova Lizott cai e Mombach encosta em Dambross. Na curva lado inferior da pista, os dois se tocam, Dambross cai e Mombach é líder com Lizott em 2º. Mombach anda redondinho e vence a prova da Elite com Lizott em 2º e Leonardo Limberger que havia largado em 5º na 3ª posição. Danbross foi 4º e Cássio Anacleto o 5º.
A etapa de Antônio Prado teve o apoio da Prefeitura Municipal, suas secretarias bem como da Família Bortolozzo/ Ravanello (Vini, Léo e demais integrantes), que junto com o Moto Clube Trilheiros da Serra foram os promotores da etapa. Também destaca-se o grande apoio do Moto Grupo de Trilheiros Manha Barro.
PATROCÍNIO OFICIAL: PRO TORK, A maior fábrica de motopeças da América Latina; BORILLI RACING, Pneus Off Road – A nossa vida é OFF ROAD; YAMAHA RACING, Concessionárias Moto Sport.
Texto e fotos: Silvio Bilhar