Tapejara celebra encerramento do Campeonato Gaúcho de Motocross e define campeões
O último dia da grande final do Campeonato Gaúcho de Motocross começou cedo, com os warm-ups às 9h e as provas oficiais a partir das 11h20min. A primeira largada foi da categoria MX4, seguida pelas categorias Júnior e 2 Tempos, que competiram juntas, mas com pontuação separada.
Na MX4, Walter Tardin largou bem, mas logo perdeu a liderança para Carlos Kipper, que foi seguido de perto por Pablo Florin, já campeão antecipado da categoria. A disputa entre Kipper e Florin foi acirrada, até que um problema mecânico fez Florin perder posições, terminando em terceiro, sem afetar seu título de Campeão Gaúcho de Motocross da MX4.
Resultado da prova – MX4:
1º Carlos Kipper – Santa Cruz do Sul/RS
2º Walter Sérgio Tardin – Nova Friburgo/RJ
3º Pablo Florin – Soriano/Uruguai
4º Fabrício Ferrari – Santo Antônio da Patrulha/RS
5º Sebastian Pelaez – Cardona/Uruguai
Campeão: Pablo Florin
creditos: LG2 Produções
Na sequência, entraram as categorias Júnior e 2 Tempos. Luis Siembida (“Chimbiquinha”) assumiu a liderança logo na largada, mas um problema o tirou da disputa. Anthony Piroli (“Tony”) fez uma prova de recuperação após uma largada difícil, buscando cada posição para manter o título.
Tony encostou em João Gabriel Wost (“Bolachinha”) e o pressionou na busca pelo primeiro lugar, mas Bolachinha segurou a posição, garantindo a vitória da prova. Apesar do segundo lugar, Tony manteve o título de Campeão Gaúcho de Motocross na categoria Júnior.
Resultado da prova – Categoria Júnior:
1º João Gabriel Wost (Bolachinha) – Montenegro/RS
2º Anthony Dalla Nora Piroli – Tapejara/RS
3º Joaquim da Silva Machado – Campo Novo/RS
4º Henry Oliveira Krug – Porto Alegre/RS
5º Davi Schneider Gauer – Iporã do Oeste/SC
Campeão: Anthony Dalla Nora Piroli
creditos: LG2 Produções
Resultado da prova – Categoria 2 Tempos:
1º Anthony Dalla Nora Piroli – Tapejara/RS
2º Joaquim da Silva Machado – Campo Novo/RS
3º Davi Schneider Gauer – Iporã do Oeste/SC
4º Felipe Antonio Prior – Guarani das Missões/RS
Campeão: Davi Schneider Gauer
creditos: LG2 Produções
Após o intervalo, a categoria MX3 entrou em ação. Leonardo Dambros fez uma largada impressionante e liderou de ponta a ponta, garantindo o primeiro lugar. Cassio Anacleto, que já era o campeão, matemáticamente, da categoria, caiu na primeira volta, mas conseguiu se recuperar, terminando em terceiro e confirmando o título. Lucas Basso teve uma grande atuação, chegando a pressionar Dambros, mas terminou em segundo, conquistando o vice-campeonato.
Resultado da prova – MX3:
1º Leonardo Dambros – Gentil/RS
2º Lucas Favero Basso – Gentil/RS
3º Cassio Anacleto Espindola – São João do Sul/SC
4º Rodrigo Galiotto – Flores da Cunha/RS
5º Luis Henrique Formighier – Passo Fundo/RS
Campeão: Cassio Anacleto
creditos: LG2 Produções
Logo após foi a vez das categorias MX2 e MX2JR. Gabriel Andrigo largou bem e dominou a prova, mas teve que lidar com a pressão sofrida de Gabriel Bilhar.
Logo atrás, Pietro Piroli vinha se recuperando de uma largada ruim, pressionando Bilhar até que os dois caíram em uma disputa acirrada. Andrigo abriu vantagem, e Piroli, mesmo terminando em terceiro, garantiu os títulos de Campeão Gaúcho de Motocross das categorias MX2 e MX2JR.
Resultado da prova – MX2:
1º Gabriel Andrigo – Marau/RS
2º Gabriel Bilhar – Guaporé/RS
3º Pietro Dalla Nora Piroli – Tapejara/RS
4º Garmichel Rodrigues Giehl – Dois Irmãos/RS
5º Marco Davila – Ombues de Lavale/AC
Campeão: Pietro Dalla Nora Piroli
creditos: LG2 Produções
Resultado da Prova – Categoria MX2JR:
1º lugar – Pietro Dalla Nora Piroli – Tapejara/RS
2º lugar – Otávio Zanini Zanatta – Tapejara/RS
3º lugar – Kauã Vieira – Morro da Fumaça/SC
4º lugar –Andres Ferreira – Dolores/AC
5º lugar – Tomas Guilheme Marques – Arvorezinha/RS
Campeão: Pietro Dalla Nora Piroli
Henry Krug foi o grande destaque da categoria 65cc, conquistando a vitória e o título de Campeão Gaúcho de Motocross. O piloto local, Anthony Piroli, chegou logo atrás de Krug, apenas três segundos atrás. Em terceiro lugar ficou João Gabriel Wost (“Bolachinha”), que, apesar de problemas mecânicos, conseguiu se recuperar durante a prova.
A categoria 65cc é considerada uma base do motocross, mas esses jovens pilotos demonstraram técnica, garra, determinação, preparo físico e controle mental, lidando com a pressão, superando quedas e demonstrando respeito entre colegas.
Resultado da Prova – Categoria 65cc:
1º Henry Krug – Porto Alegre/RS
2º Anthony Dalla Nora Piroli – Tapejara/RS
3º João Gabriel Wost (Bolachinha)
4º Joaquim Lemos
5º Affonso Magri Dall Agnol
Campeão: Henry Krug
creditos: LG2 Produções
Gabriel Andrigo brilhou novamente no fim de semana, alcançando seu segundo pódio, desta vez pela MX1. Com uma largada impecável, Andrigo liderou a prova de ponta a ponta, evidenciando seu preparo físico e domínio em uma pista técnica e cheia de desafios.
Em segundo lugar, Pietro Piroli teve outra excelente atuação e conquistou o título de Vice-Campeão Gaúcho da MX1, acumulando três títulos no fim de semana e confirmando o sucesso de sua temporada.
Cassio Anacleto, que já tinha o título praticamente garantido, finalizou a prova em terceiro, conquistando seu segundo troféu de Campeão Gaúcho de Motocross, agora pela MX1.
Resultado da prova:
1º - Gabriel Andrigo - Marau/RS
2º - Pietro Dalla Nora Piroli - Tapejara/RS
3º - Cassio Anacleto - São João do Sul/SC
4º - Leonardo Dambrós - Gentil/RS
5º - Kauã Vieira - Morro da Fumaça/SC
Campeão: Cássio Anacleto
A penúltima categoria a entrar na pista foi a Intermediária MX2, onde Nicolas Gauer dominou ao vencer todas as etapas das sete em que competiu, encerrando o campeonato como Campeão Gaúcho. O segundo lugar na prova ficou com o piloto local Otavio Zanini Zanatta, seguido por Marco Davila, Roger Cagliero Junior e Enzo Zorzo.
Resultado da Prova – Categoria Intermediária MX2:
1º Nicolas Schneider Gauer – Iporã do Oeste/SC
2º Otavio Zanini Zanatta – Tapejara/RS
3º Marco Davila – Ombues de Lavale/AC
4º Roger Cagliero Junior – Tapejara/RS
5º Enzo Zorzo – Santa Rosa/RS
Campeão: Nicolas Gauer
creditos: LG2 Produções
A última prova do campeonato foi a categoria Intermediária MX1, em que Rodrigo Galiotto, de Flores da Cunha, consagrou-se campeão ao vencer a corrida. Everton Schiavi terminou em segundo, com Willia Miotto completando o pódio em terceiro. Felipe Melo e Sergio Zarbielli Junior garantiram a quarta e quinta posições, respectivamente.
Resultado da Prova – Categoria Intermediária MX1:
1º Rodrigo Galiotto – Flores da Cunha/RS
2º Everton Schiavi - Três de Maio/RS
3º Willia Miotto - Tapejara/RS
4º Felipe Melo - Tapejara/RS
5º Sergio Zarbielli Junior - Arnorezinha/RS
Campeão: Rodrigo Galiotto
creditos: LG2 Produções
O Campeonato Gaúcho de Motocross encerrou-se em grande estilo em Tapejara, deixando a expectativa para a próxima temporada. A abertura do campeonato de 2025 já está marcada para os dias 15 e 16 de março, em Capitão/RS, com a tradicional festa dos campeões. A organização do evento, Zanela Eventos e a FGM, agradecem a todos os pilotos pela participação e aguardam ansiosos para a temporada de 2025 e a Prefeitura de Tapejara em nome do Prefeito Evanir Wolff (BIG) Vice-prefeito Rodinei Bruel (GIPE), por dar as condições adequadas para a realização do evento, além de todo o apoio necessário.