CONDIÇÕES GERAIS
A Associação Gaúcha de Esportes Motociclisticos a partir de agora denominada AGEM, com supervisão da Federação Gaúcha de Motociclismo, a partir de agora denominada FGM, e fundamentada nos regulamentos da Federação Internacional de Motociclismo, a partir de agora denominada FIM, divulga o seguinte regulamento.
Todos os pilotos, o pessoal da equipe, dos funcionários, promotores / organizadores e todas as pessoas envolvidas, a qualquer título que participam no Campeonato SBK Gaúcho de Moto Velocidade 2021 (a seguir coletivamente chamados "campeonato") comprometem-se, em nome de si mesmos, seus funcionários e agentes, a observar todas as disposições:
1. Regulamentos desportivos
2. Normas Técnicas
3. Código Disciplinar - Regulamento FGM
4. Especificações Técnicas
4. Código Antidoping - Regulamento FIM
5. Código Ambiental - Regulamento FIM
Completado e alterada ao longo do tempo (a seguir coletivamente referido como o "Regulamento").
Todas as pessoas mencionadas anteriormente, podem ser punidas de acordo com o disposições do Regulamento e estatutos da AGEM.
Embora este regulamento possa ser traduzidos para outras línguas, em caso de qualquer controvérsia relativa à interpretação, o texto oficial em português prevalecerá.
É da responsabilidade da equipe, para garantir que todas as pessoas envolvidas com a sua entrada, de observar todos os requisitos dos regulamentos. A responsabilidade do piloto, ou qualquer outra pessoa responsável por uma moto, que entrou em algum momento do evento, no que diz respeito à observância dos regulamentos é conjunta e solidária com o da equipe.
Todas as pessoas envolvidas de alguma forma com uma moto de inscritos ou presentes em qualquer posição no Paddock, espaços internos, boxes ou pit line, devem usar uma identificação adequada durante todo o evento.
CÓDIGO ANTIDOPING
Todos os interessados devem sempre observar o FIM Anti-Doping Code e podem ser punidos de acordo.
PRAZO
Este regulamento entrará em vigor a partir do momento de sua publicação e divulgação pela AGEM junto aos filiados da FGM.
ORGANIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO
a - O Campeonato Gaúcho de Moto Velocidade será realizado em até 7 etapas, nos autódromos aprovados pela AGEM.
b - A AGEM se reserva o direito, em comum acordo com os organizadores, de adiar, suspender e alterar horários e circuitos.
c - Se, por qualquer motivo de força maior ou de segurança, a corrida não se realizar, os organizadores não serão responsáveis perante os participantes, nem serão obrigados a qualquer tipo de indenização.
d - A organização compete ter nos treinos oficiais, bem como nas corridas, uma equipe MÍNIMA de 1(um) médico, equipe de resgates e enfermeiros, que deverão estar munidos de: uma UTI móvel e 1(uma) ambulância com reanimação (Tipo B).
APRESENTAÇÃO DAS EQUIPES NO EVENTO
a - As equipes devem zelar pelo aspecto estético dos seus integrantes e das instalações de seus boxes, observando, para tal, o que se segue:
Todos os integrantes da equipe, bem como os convidados presentes nos boxes devem estar uniformizados, constituindo o uniforme mínimo, para o ano de 2021, de camiseta da qual conste o nome da equipe, gravado mediante processo de silk-screen, serigrafia, bordado ou outro processo industrial similar;
As equipes deverão informar à secretaria de prova os nomes e informações de contato do responsável (chefe de equipe) por todas as pessoas que portarão suas credenciais, em cada prova;
As equipes deverão designar uma área para exposição das motocicletas, quando prontas para entrar na pista, devendo os trabalhos de manutenção e ajustes ser realizados fora do campo de visão de pessoas posicionadas à frente dos boxes. Para tal, deverá ser providenciada barreira física tal como divisória, biombo ou cortina, na qual poderão ser expostos os logotipos e banners dos patrocinadores da equipe, fotos promocionais e currículos dos pilotos;
Nos casos em que a área de trabalho dos boxes seja usada para quaisquer outras atividades que não a manutenção/preparação das motos, tal área deverá ser isolada visualmente também das pessoas posicionadas atrás dos boxes, utilizando-se de barreira semelhante à descrita acima.
b - Haverá visitação do público aos boxes, a ser determinado no regulamento particular de cada etapa. Visa proporcionar ao público presente um momento de interação com as equipes, no qual são distribuídos autógrafos, suvenires e material promocional das equipes.
1. REGULAMENTOS DESPORTIVOS
1.1 INTRODUÇÃO
1.1.1 Uma série de corridas de motocicletas e pilotos, a contar para o Campeonato de Pilotos, será organizada.
1.2 EVENTOS
1.2.1 O evento será considerado iniciado no horário programado pelo Regulamento Complementar, e finalizado depois de terminar todas as corridas, no final do prazo para a apresentação de um protesto, e no momento em que verificações técnicas ou desportivas tenham sido concluídas, o que for o mais tardar.
O controle de corrida deve manter-se operacional com todos os equipamentos no local, até o final do período previsto para a apresentação de um protesto, e todos os funcionários e comissários deve permanecer no circuito disponível para a corrida.
Direção e Comissários AGEM durante esse período.
1.2.2 Os eventos devem ser agendados em circuitos de corrida que tenham sido aprovados pelo Diretor da AGEM para o campeonato.
1.2.3 Eventos não deverão incluir quaisquer outras corridas, exceto para as corridas de apoio aprovado pelo Diretor da AGEM, que não podem alterar o cronograma de eventos (1.13).
1.2.4 Qualquer atividade envolvendo o uso veicular da pista durante o evento, incluindo "manifestações", exibições ou afins devem receber a aprovação prévia do Diretor AGEM.
1.2.5 Os organizadores serão nomeados pelo Diretor da AGEM.
1.2.6 O organizador é responsável pelo fornecimento de instalações e de pessoal para assegurar o regular e eficiente funcionamento do evento.
1.2.7 Pelo menos 10 dias antes do evento, os organizadores do evento devem apresentar as seguintes informações para publicação pela AGEM:
Uma confirmação - o nome e o endereço do Promotores / Organizadores, incluindo números de telefone e de fax para correspondência.
a - A data e o local do evento.
b - um plano pormenorizado do circuito, a sua direção, no sentido horário ou sentido anti- horário, extensão.
c - A localização, centro de informação do circuito.
d - O nome da secretaria do evento.
e - O nome, endereço e número de telefone do médico-chefe.
f - O nome, endereço e telefone dos hospitais designados para o evento.
Nota: O Organizador é obrigado a produzir e publicar Regulamentos Complementares para o evento, após aprovação prévia do Diretor Adjunto de Moto Velocidade da AGEM.
1.2.8 Pelo menos 5 dias antes do evento, a AGEM deve publicar a referida informação no site, e divulgá-la para todas os pilotos com uma carteira de Moto Velocidade.
1.3 PADDOCK (Toda área interna do Autódromo)
1.3.1 O Paddock, boxes e todas as outras instalações devem estar disponíveis para equipes, pelo menos, na sexta-feira antes da corrida de domingo e permanecem à disposição dos concorrentes, pelo menos, 6 horas depois do evento.
1.3.2 O acesso deve estar disponível para as equipes que chegam a trabalhar entre a de
07h00 e 20h30.
1.3.3 Todas as vezes que o Paddock é ocupado deve haver 24 horas atendimento às portas o acesso de veículos ao circuito e paddock.
1.3.4 Quando o Paddock é ocupado deve haver um médico de plantão no horário de pista aberta, e equipamentos de combate a incêndios, serviço disponível para todos os pilotos, equipes, fabricantes, patrocinadores, empresas de serviços, comissários, AGEM, etc
No mínimo, os serviços devem estar disponíveis a partir 08h00 às 18h00 nos dois dias do evento.
1.3.5 segurança total, deve ser fornecida para a área de Paddock, pelo menos, da meia-noite da sexta-feira antes da corrida de domingo até as 20h00 no dia da corrida.
1.4 COMISSÁRIOS:
Todos os Comissários que devem estar presentes e disponíveis nos momentos necessários para garantir o regular e eficiente funcionamento do evento:
1.4.1 Comissários do Campeonato:
Todos os Comissários permanentes serão designados por prévia do Diretor da AGEM.
Os Comissários a seguir serão designados para realizar supervisão e funções executivas. Salvo em caso de doença ou força maior, são os comissários que se esperam estar presente em cada evento.
Diretor de Prova: responsável por assegurar o cumprimento dos Regulamentos e eficaz na prática de corridas.
O Diretor de Prova tem competência para a aplicação de sanções.
A secretaria da prova deve trabalhar em consulta permanente com o Diretor de Prova. O Diretor de Prova tem autoridade imperiosa nas seguintes questões, e a secretaria de prova pode dar ordens em relação a elas, apenas com o seu consentimento expresso:
a) O controle da prática e da corrida, a adesão ao calendário e, se julgar necessário, a realização de qualquer proposta para o Júri de Prova de modificar o calendário de acordo com o regulamento esportivo.
b) A suspensão da prática ou da corrida de acordo com o regulamento esportivo se considerar inseguro para continuar, e assegurando que o correto reinício dos procedimentos é realizado.
c) O procedimento de partida.
d) A utilização das viaturas médicas / veículos rápidos para intervenções.
e) Responsável pela supervisão de todos os aspectos segurança.
Diretor Técnico: responsável por assegurar que técnicas e os regulamentos são corretamente aplicados e supervisionar verificações técnicas e protestos de natureza técnica.
Diretor Médico: Responsável por assegurar conformidade com o Código de Medicina.
1.4.2 Comissários individuais do evento
Todos os funcionários individuais do evento serão nomeados para cada evento. Eles são:
1) O presidente e dois membros do Júri
Eles são responsáveis por garantir que o evento é realizado de acordo com o Regulamento.
2) Diretor Assistente: Responsável por Garantir:
a - que o circuito está devidamente preparado e mantido durante o evento e que todos os requisitos legais aplicáveis para a execução do evento, foram cumpridos
b - Garantir que todos os funcionários e os serviços estão no lugar. O estacionamento de todo o pessoal da pista e equipamentos (ou seja, comissários, médicos, ambulâncias, bandeiras, etc) juntamente com o circuito até 30 minutos antes do início de todas as sessões de treinos e aquecimentos.
O Diretor assistente, o Diretor de Prova e o diretor médico farão a inspeção final do circuito para garantir este regulamento, 30 minutos antes do início de todas as sessões de treinos e aquecimentos.
Durante a volta de controle final, a bandeira amarela deve ser acenada em cada posto de comissário de sinalização, juntamente com o visor de bandeiras e outros equipamentos exigidos pelo Diretor de Segurança.
c - Tomada de decisões para assegurar o regular e eficiente funcionamento do evento.
d - Garantir que o evento é executado dentro dos regulamentos.
e - Notificação de protestos para a Direção de Prova.
f - aprovação imediata e assinatura com o horário de resultados provisórios (resultados de práticas, Superpoles, warm-ups, a partir de treinos ) e apresentação de relatórios ao Júri.
g – operar a sinaleira de largada.
3) Secretaria
Responsáveis por:
a - Durante o evento, efetuar as comunicações entre os vários comissários, pilotos e equipes
b - Receber as inscrições e distribuir ingressos e credenciais.
c - Prestar apoio de secretariado ao Júri, a Direção de Prova e Comissários Desportivos.
e – Receber os protestos dos pilotos e equipes, acompanhados da taxa de R$ 300,00, protocolar, dar recibo com horário, encaminhar para o Diretor de Prova ou para Júri, conforme regulamento.
4) Outros Comissários, Técnicos Desportivos, Segurança Pessoal, equipe médica etc, conforme exigido para o bom funcionamento do evento.
Todas as comunicações entre os comissários do evento individual deve ser feita através dos
Comissários do Campeonato.
1.4.3 Diretor de prova
O diretor de Prova será nomeado para o Campeonato pelo Diretor da AGEM, que pode a seu critério, acumular a função.
1.4.4 O Delegado AGEM
O Delegado AGEM será nomeados para cada evento pelo presidente da AGEM.
1.5 JÚRI
1.5.1 A gestão do evento será realizada pelo Júri que compreendem os seguintes delegados: O Presidente do Júri, que presidirá as reuniões do Júri, será nomeado pelo Diretor da AGEM.
Dois membros do júri nomeado pelo Diretor da AGEM
O delegado nomeado pela AGEM
O Diretor Assistente
O Diretor Técnico
O Diretor Médico
O Diretor de Prova
1.5.2 Em qualquer momento, as funções dos membros do Júri são:
a - Assegurar o regular e eficiente funcionamento do evento.
b - Para fazer recomendações ao Diretor de Prova e Diretor Assistente sobre qualquer matéria que está em contradição com o Regulamento.
c - Informar ao Diretor de Prova e Diretor Assistente qualquer violação dos Regulamentos.
1.5.3 O Júri irá reunir-se em qualquer tempo exigido durante o evento, mas, pelo menos:
a - Antes da primeira sessão de treinos.
b - No final de cada dia.
c - No final do evento.
1.5.4 O quorum para a reunião do Júri é de três pessoas.
1.5.5 Os três integrantes titulares do júri têm direito a um voto. Decisões são baseadas em uma simples maioria. No caso de empate, o Presidente irá exercer um desempate da votação.
1.5.6 O Diretor técnico e o Diretor médico, bem como o Diretor de prova e o Diretor Assistente podem participar nas reuniões do Júri. O Presidente do Júri poderá também convidar à participação os comissários ou outras pessoas para ajudar nas reuniões. No entanto, os Diretores e comissários convidados, o delegado da AGEM, ou outras pessoas não terão direito de voto.
1.5.7 As funções do Júri são:
a - Para receber relatórios dos vários comissários sobre treinos, verificações, e corridas.
b - Para fazer recomendações ao organizador para melhorar o regular e eficiente funcionamento do evento.
c - Julgar recursos contra os resultados oficiais e a condução do evento pelos Diretores.
d - a tomar uma decisão, tal como previsto nos regulamentos.
e - para sancionar eventuais violações do Estatuto.
f - para se pronunciar sobre qualquer protesto relativo às infrações ao Regulamento.
1.8 CALENDÁRIO
1.8.1 O calendário de corridas a contar para o Campeonato:
Etapa 1 – a Definir
Etapa 2 – a Definir
Etapa 3 – a Definir
Etapa 4 – a Definir
Etapa 5 – a Definir
Etapa 6 – a Definir
As datas e locais poderão ser alterados ou suprimidos, sem gerar obrigações ou despesas dos organizadores em relação aos participantes.
1.9 CATEGORIAS
1.9.1 As provas serão para as seguintes categorias:
1- Super Bike Pro, para motos 750 a 1300 cc.
2- Super Bike Light, para motos 750 a 1300 cc.
3- Super Bike EVO - Escola, para motos 750 a 1300 cc.
4- Super Bike Escola, (nunca correu) para motos 750 a 1300 cc.
5- Super Sport Pro, para motos 500 a 636 cc.
6- Super Sport Light, para motos 500 a 636 cc.
7- Super Sport EVO - Escola, para motos 500 a 636 cc.
8- SuperSport Escola, (nunca correu) para motos 500 a 636 cc.
9- SuperStreet 250, motos até 260 CC até 32 CV.
10- SuperStreet 320, motos até 330 CC até 40 CV.
11- SuperStreet 320 Light, motos até 330 CC até 40 CV.
12- SuperStreet 400, motos até 410 CC até 42 CV.
13- Scooter automática, motos até 160 CC com câmbio CVT.
14- Scooter marchas, motos até 160 CC com câmbio manual.
A) Grupo Geral com todos os pilotos inscritos.
B) Grupo Master para os pilotos com 38 anos completos em 1 de janeiro.
1.9.2 Normas Técnicas que regem as classes são fornecidas na parte final deste regulamento.
1.10 CONCORRENTES ELEGÍVEIS
1.10.1 O piloto deve estar na posse da licença adequada CBM (Moto Velocidade 2021) emitida na secretaria de prova, ou antecipadamente pela FGM ou CBM.
1.10.2 Pilotos filiados em outros estados da federação, ou países da FIM, serão aceitos, porém como convidados, sem pontuação no campeonato.
1.10.3 As licenças para pilotos são emitidos apenas quando a idade mínima foi alcançada conforme abaixo:
• 250 cc: 12 anos
• 600 cc: 16 anos
• 1000 cc: 18 anos
• Master: 38 anos
O limite para a idade mínima para início: ano do aniversário do piloto.
1.10.4 O limite para a exclusão por idade máxima nas categorias 600 cc a 1300 cc: no final do ano em que o piloto atinge a idade de 55 anos
1.10.5 Pilotos serão excluídos automaticamente da etapa por motivo financeiro, até não pagarem à secretaria nos seguintes casos:
a) Dívida referente a cheque sem fundo para o evento ou prestadores de serviços do evento, no pagamento de inscrição, pneus, segurança, ambulância, etc ... Da última prova até os 5 anos anteriores.
b) Despesas causadas à organização do evento pela ação do piloto contra a organização ou terceiros, da última prova até os 5 anos anteriores, como, por exemplo:
1) Consertos e reposição da estrutura dos autódromos danificada pelo piloto ou sua equipe.
2) Consertos e reposição de veículos, ferramentas e itens diversos da organização ou de equipes rivais danificados dentro da área de box, acessos e estacionamento, mas fora da pista de competição.
3) Despesas médicas, hospitalares, remédios, etc ... causadas a terceiros pelos pilotos ou sua equipe devido a acidentes na área de Box, estacionamentos, acessos e percurso para o evento.
4) Despesas com honorários advocatícios da organização do evento, despesas com taxas da FGM ou CBM da organização do evento, causadas por pilotos que acionarem a organização na justiça comum ou na justiça desportiva.
5) Despesas em geral casadas pelos pilotos e sua equipe que forem quitadas pela organização do evento.
1.10.6 Na hipótese de os valores serem regularizados no evento ou nos 3 dias que o antecedem, o pagamento será aceito somente mediante dinheiro em espécie ou recibo de transferência eletrônica. Cheques pré datados ou passados no evento não são aceitos.
1.10.7 Pilotos serão excluídos da etapa por motivo disciplinar, por um prazo máximo de 5 anos, nos seguintes casos:
a) Agressão física a: comissário do evento, pessoal do serviço médico, pessoal do serviço de sinalização, pessoal da administração do autódromo, demais pilotos e equipes.
b) Agressão verbal a: comissário do evento, pessoal do serviço médico, pessoal do serviço de sinalização, pessoal da administração do autódromo.
c) Por solicitação de outros pilotos, e mediante deliberação do júri da prova, garantido o direito ao contraditório, nas seguintes condições:
1) Requerimento por escrito desde que fundamentado e o fato apontado seja de natureza grave;
2) Requerimento por escrito fundamentado e contendo a assinatura de 10 (dez) pilotos de categorias diversas, ou 5 (cinco) pilotos da mesma categoria, identificando os signatários.
1.10.8 O piloto sujeito a exclusão pelo item 1.10.7, tem direito à defesa por escrito nos seguintes prazos:
a) Até 4 dias antes do evento, terá 48 horas após avisado por email para apresentar sua defesa por escrito. Aceita-se o envio por e-mail.
b) De 4 dias antes do evento até a sexta feira do evento, o piloto terá 24 horas após avisado por email para apresentar sua defesa por escrito. Aceita-se o envio por e-mail.
c) No sábado e domingo do evento, o piloto terá 2 horas após comunicado pela secretaria por escrito. Somente será aceita a defesa entregue por escrito na secretaria.
Parágrafo único: Ao optar por não apresentar defesa no prazo previsto, o piloto estará concordando tacitamente com a punição.
1.10.9 A defesa do piloto será avaliada o mais breve possível pelo juri de prova e a resposta será por email até a sexta feira do evento, ou entregue por escrito a partir do sábado do evento.
1.10.10 No caso do piloto ser excluído após apreciada a sua defesa, este ainda pode recorrer ao Tribunal Desportivo da FGM, Federação Gaúcha de Motociclismo, dentro dos prazos e taxas regulados pelo regimento próprio do Tribunal Desportivo da FGM.
1.10.11 O Júri de Prova se reunirá antes da prova a qualquer momento, caso seja necessário a interpretação do artigo 1.10.7, com o objetivo de avaliar os pré inscritos pela Internet. Após deliberação, serão comunicados por e-mail.
1.10.12 Os pilotos pré inscritos na internet, que estão excluídos por situações criadas nas temporadas anteriores, serão comunicados até 5 dias após a inscrição eletrônica, por e-mail.
1.10.13 A comprovação documental de motivos financeiros ou disciplinares pode ser suprida por declaração aprovada pelo Júri de Prova, na ausência de outros elementos.
1.10.14 No caso de um piloto excluído obter uma ordem judicial garantindo sua participação no evento, à reunião do Júri de Prova será reservado o direito de optar pelo cancelamento da bateria, e devolução pela secretaria das taxas de inscrição aos pilotos prejudicados.
1.11 ENTRADAS
1.11.1 Cada piloto ou equipe, deverá apresentar à Secretaria de Prova no evento, a carteira de piloto, preencher o formulário próprio com o termo de autorização para participação do evento, responsabilizando pelos atos do piloto e da equipe e cedendo o direito de imagem e de arena. Juntando o comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
a - É obrigatória a apresentação de exame médico de aptidão para prática de esportes na primeira participação no campeonato.
b - Para os pilotos menores de 18 anos é obrigatória a apresentação de autorização dos pais ou responsáveis, com firma reconhecida (original).
c - A participação de pilotos estrangeiros em equipe está sujeita à apresentação dos documentos abaixo enumerados:
- Autorização de desimpedimento da federação de origem, válida para o ano vigente.
- Licença de Filiação Nacional Válida para o ano.
1.11.2 Cada entrada deve especificar, para cada piloto, os patrocinadores, os contatos e o seguro saúde.
1.11.3 Cada entrada obriga a equipa a designar um piloto para competir em uma categoria. Exceções só podem ser feita da seguinte forma:
i) Uma equipe pode retirar um piloto de um evento que já começou, devido a lesão do piloto, dano irreparável a motocicleta (s) ou em caso de "Força Maior". A retirada de motivos de saúde deve ser apoiada por uma carta do diretor médico.
ii) A equipe pode retirar um piloto só por razões médicas ou outras razões de "força maior". retiradas por motivos de saúde deve ser apoiada por uma carta de um médico qualificado. As equipes devem fazer todos os esforços razoáveis para fornecer um piloto substituto qualificado, aprovado pelo Diretor Adjunto de Moto Velocidade da AGEM, para cumprir a sua entrada. No entanto nenhuma substituição ou substituição do piloto inscrito pode ser feita depois das 14h00 do dia anterior ao da primeira sessão de treinos do evento no dia anterior à corrida.
1.11.4 Se uma equipe não é capaz de fornecer um piloto substituto, em seguida, o AGEM poderão permitir uma outra equipe para introduzir um piloto, em um evento oficial, para alcançar o número necessário de entradas. Artigo 1.10 será aplicável a todos os pilotos de substituição.
1.11.5 Cada circuito terá um numero limite de entradas por corrida, calculado com base na extensão do circuito, na proporção de 1 piloto a cada 90 metros. Por exemplo, um circuito com 3.500 metros poderá ter 3500/90 = 39 pilotos no grid.
1.11.6 Pilotos, ou em seu lugar o chefe de equipe devem obrigatoriamente participar de qualquer briefings organizado pelo Diretor de Prova e pelo Júri. Os pilotos serão previamente informados através de suas próprias equipes sobre o local, data e hora do briefing. Falta de assistir à entrevista na íntegra irá resultar na punição do piloto na próxima sessão de treinos ou corrida.
A isenção pode ser concedida pelo Diretor de Prova.
1.11.7 A informação obrigatória será realizada para todos os pilotos que estarão participando pela primeira vez no campeonato atual, em 09:00 horas do dia agendado para a primeira sessão de treinos.
Falta de assistir à entrevista na íntegra irá resultar na punição do piloto na próxima sessão de treinos.
A isenção pode ser concedida a um piloto pela Direção de Prova.
1.11.8 O piloto deve ser considerado como tendo tomado parte no evento, quando ele entra na pista na sessão de treinos, pelo menos uma vez.
1.11.9 O Piloto deve ser considerado como tendo começado uma corrida, quando ele participa, pelo menos, na primeira volta da corrida.
1.12 NÚMEROS RESERVADOS
1.12.1 À cada piloto aceito para o Campeonato , será atribuído um número específico, numeral do piloto, que será válido para todo o campeonato. Em geral, o numeral do piloto será com base nos resultados do piloto no campeonato do ano anterior ou em outros eventos semelhantes. Tendo prioridade para escolha do numeral os pilotos ranqueados na Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).
1.13 CRONOGRAMA
1.13.1 O cronograma será divulgado 7 dias antes do evento.
1.13.2 O cronograma só pode ser alterada como segue:
i) Antes do evento pelo Diretor da AGEM;
ii) Durante o evento pelo Diretor de Prova.
1.14 CONTROLE TÉCNICO – CONTROLE MÉDICO -- CONTROLE DE DOPING
1.14.1 Todas as motos devem ser verificadas pelos comissários técnicos antes de primeira participação na prática sobre aspectos de segurança, de acordo com o cronograma publicado.
As equipes podem apresentar um máximo de 2 (duas) motos por piloto, na Vistoria Técnica de
Controle, que serão especialmente identificados pelos controladores técnicos.
A menos que uma isenção é concedida pelo Diretor de Prova, as equipes que não cumprirem
o cronograma para controles de ordem técnica ou médica não serão autorizados a participar no evento.
1.14.2 O procedimento para técnica de controle é descrito no Regulamento técnico, artigos de
2.12 e 2.13. O processo de Controle Médico é descrito no Código de Medicina.
1.14.3 Qualquer piloto para ser testado para o controle de doping deve apresentar um relatório ao doping sala de controle no centro médico com identificação suficiente dentro uma hora, a contar da notificação.
Um associado pode acompanhar o piloto.
1.15 TREINOS
1.15.1 Restrições aos Treinos
a. Pode ser organizado um treino, dentro de sete dias antes do dia da corrida, na mesma pista, para os pilotos que participam no evento. Eles devem ser abertos a todos os pilotos inscritos e a inscrição não deve ser superior a R$ 300,00 por piloto para o dia. As informações relativas as práticas complementares devem ser enviados para todos os pilotos inscritos, e para a AGEM.
1.15.2 Treinos (Cronometrados e warm-up, inclusive)
i) Pilotos darão início ao treino na saída dos boxes quando a luz verde, ou a bandeira verde é exibida na saída de box.
ii) A duração do treino terá início a partir da iluminação da luz verde. Uma placa visível ou contagem regressiva será mostrado no pit lane para indicar o tempo de prática restantes.
iii) O fim da prática será indicado pela ostentação de uma bandeira quadriculada, momento em que a saída do box será fechada. O tempo do piloto continuará a ser gravado, até que passar a linha de chegada, após o tempo alocado ter passado. Após a bandeira quadriculada pilotos devem completar sómente uma volta adicional para acessar a entrada dos boxes.
Passar 2 vezes pela bandeira quadriculada pode resultar em punição a critério do Diretor de Prova.
iv) Se o treino for interrompido devido a um incidente ou qualquer outra razão, em seguida, uma bandeira vermelha será mostrada na linha de largada e em todos os postos de sinalização. Todos os pilotos devem voltar lentamente para os boxes.
Quando o treino é reiniciado, o tempo restante será mostrada sobre a contagem de dispositivo no pit lane, e nos monitores dos cronometristas oficiais no momento em que as bandeiras vermelhas foram exibidas.
v) No treino depois de ter sido iniciado: a condição da superfície de corrida do circuito não
deve ser alterada. Exceto na instrução do Diretor de Prova e do Diretor Assistente em resposta a uma mudança localizada em condições.
1.15.3 Motos
Um piloto pode treinar apenas com uma motocicleta.
1.15.4 Voltas Cronometradas.
Todas as voltas dos pilotos serão cronometradas.
1.15.5 Resultados de Treinos Cronometrados.
Os resultados serão baseados no tempo mais rápido registrado pelos pilotos em todos os treinos cronometrados.
No caso de todos os treinos cronometrados terem sido canceladas, os resultados irão basear- se no tempo mais rápido registrado pelos pilotos em todas os treinos livres.
Em caso de empate dos pilotos, o segundo e subseqüentes melhores tempos serão tidos em conta.
1.15.6 Qualificação para a Corrida
Para se qualificar para a corrida, um piloto deve atingir um tempo pelo menos igual ao 115% do tempo médio dos 3 pilotos mais rápidos do treino cronometrado da sua classe, em pelo menos uma sessão de treino, cronometrado ou livre.
O piloto que não conseguir alcançar um tempo de qualificação (índice) será permitido a tomar parte no próximo treino, mesmo que em nenhuma das sessões de treinos livres ele / ela alcançou a qualificação.
Qualquer piloto que não se classificou no final do último treino livre ou cronometrado, não pode mais participar do evento.
1.16 PONTO EXTRA PELA POLE
1.16.1 A volta mais rápida de cada classe durante o treino cronometrado vale um ponto extra na etapa.
1.17 GRID DE LARGADA
1.17.1 A posição da pole, atribuído ao piloto mais rápido, será determinada durante a homologação do circuito.
1.17.2 O Grid será organizado na configuração 3-3-3 em escada cada linha será compensada.
Haverá uma distância de 9 metros entre cada linha.
1.17.3 As posições do Grid serão baseadas
1) resultados do treino cronometrado.
2) No caso do treino cronometrado cancelado, o grid será baseada nos resultados do treino livre, no caso do treino livre cancelado, o grid será baseado no Warm Up.
1.17.4 A grade final será publicada o mais tardar uma hora antes do início de cada corrida.
1.18 CORRIDAS
1.18.1 O comprimento das corridas será determinada pelo Diretor AGEM na publicação do regulamento complementar.
1.18.2 O comprimento de uma corrida pode ser alterado pela Direção de Prova.
1.18.3 Uma placa visível de contagem regressiva será mostrada na linha de chegada para indicar o número de voltas na corrida.
1.18.4 Se as salas de marcação do tempo são alimentadas por energia normal (electricidade de abastecimento), eles também devem estar permanentemente ligados a uma UPS (Uninterruptable Power System), e um gerador.
1.19 PROCEDIMENTO DE LARGADA
1) Apenas os pilotos que tenham completado pelo menos uma volta de apresentação serão autorizados a iniciar a corrida de sua posição publicados no grid de largada. Sob nenhuma circunstância eles podem empurrar a sua motocicleta para o grid do pit lane.
2) Cerca de 12 minutos antes do início da corrida – a saída do pit lane abre para a volta de apresentação.
Contador regressivo com placas de 5, 4, 3, 2 e 1 minuto são mostrados na saída do box. Pilotos podem completar mais de uma volta de apresentação, passando por dentro do pit lane, onde podem fazer os ajustes ou reabastecer.
3) Cerca de 7 minutos antes do início da corrida – a saída do box fecha.
4) Os pilotos que não foram para a pista podem iniciar o warm up lap do pit lane com as instruções do comissário posicionado na saída do box.
Pilotos que iniciaram a volta de aquecimento do pit lane devem iniciar a corrida na posição normal designada no grid.
5) Quando os pilotos chegarem no grid após a volta de apresentação devem assumirem as suas posições e podem ser atendidos por até cinco pessoas, uma das quais pode ser titular de um guarda-chuva. Todos os participantes no grid deve usar um "Grid Pass". Tendo tomado a sua posição no grid, os pilotos devem tirar os capacetes, exceto no caso de corrida reiniciada ou uma corrida na chuva.
Comissários irão exibir painéis, ao lado da pista, indicando o linha do grid, para ajudar os pilotos em localizar sua posição de grid.
O Diretor de prova poderá, escolher a declarar a corrida como "molhado (wet)" ou "seca (dry)", e esta sinalização vai indicar aos pilotos no grid e aqueles que ainda podem estar no pit lane pela exibição de uma placa. Se nenhum sinalização é exibida a corrida será automaticamente "seca (dry)".
7) Pilotos posicionados no grid podem, nesta fase, fazer os ajustes para o pneus das motocicletas ou mudar para se adequar às condições da pista.
Carrinhos, para sustentação da motocicleta, são permitidos no grid.
Dois ventiladores de ar, são permitidos no grid.
Aquecedores de pneus podem ser utilizados no grid.
Baterias ou outros acessórios elétricos não são permitidos no grid.
Pilotos podem usar um gerador de energia para aquecedores de pneus e ventiladores de ar no grid.
Apenas um gerador por motocicleta pode ser usada. O gerador deve ser do tipo transportável, ter uma potência máxima de dois quilowatts. O limite de ruído do gerador é 65 dB / A.
Motores para partida do motor da motocicleta (motor de arranque) também podem ser utilizados na grid.
Geradores e motores de arranque devem ser localizados por detrás das motos. Todos os ajustes devem ser concluídos até a exibição do sinal de 3 minutos.
Após este quadro ser exibido, os pilotos que ainda desejam fazer ajustes devem empurrar a sua máquina para o pit lane. Esses pilotos e suas motocicletas devem ser claros no grid e no pit lane antes da exibição da placa de 1 minuto, onde podem continuar a fazer os ajustes ou trocar de motocicleta.
Esses pilotos começarão a volta de aquecimento do box e vão começar a corrida na parte de trás do grid.
8) O reabastecimento do tanque de combustível ou mudança de posição no grid é proibida.
9) 5 minutos antes do início da volta de aquecimento – Mostra-se o sinal de 5 Minutos no grid.
10) 3 minutos antes do início da volta de aquecimento – Mostra-se o sinal de 3 Minutos no grid.
Geradores devem ser desconectados e removidos do grid mais rapidamente possível. Carrinhos e ventiladores de ar devem ser retirados do grid mais rapidamente possível.
Remoção de aquecedores de pneus de motocicletas no grid.
Neste ponto, todas as pessoas, exceto no máximo dois mecânicos por motocicleta, e a pessoa que detém o guarda-chuva para o piloto, devem sair do grid.
A equipe de televisão da emissora e funcionários essenciais devem deixar o grid. Os pilotos devem colocar seus capacetes.
Nenhuma pessoa (exceto funcionários essenciais) são autorizados a ir no grid neste momento.
11) 1 minuto antes do início da volta de aquecimento - Mostra-se o sinal de 1 Minuto no grid. Neste ponto, toda a equipe, exceto o mecânico vai deixar o grid. O mecânico deverá tão rapidamente quanto possível, apoiar o piloto a ligar a motocicleta e, em seguida, desocupar o grid.
12) 30 Segundos antes do início da volta de aquecimento – Mostra-se o sinal de 30 Segundos no Grid.
Todos os pilotos devem estar em na posição no grid com os motores funcionando. Não é permitida mais ajuda dos mecânicos. Qualquer piloto que é incapaz de iniciar sua motocicleta deve removê-lo para os boxes, sob o controle dos comissários do Grid, onde ele pode fazer mais tentativas de ligar o motor ou mudar de motocicleta. Pilotos podem iniciar a volta de apresentação da saída de box e vai começar a corrida a partir da parte de trás do grid.
13) A bandeira verde começa a volta de apresentação. 2 minutos antes do início da corrida. No interesse da segurança, se um piloto apagar o motor de sua motocicleta, ele pode ser auxiliado para reiniciar. Se, após um período razoável, o motor não se iniciar, em seguida, o piloto será empurrado para o pit Lane, onde seus mecânicos podem prestar assistência, ou quando o piloto pode mudar de motocicleta.
Os pilotos farão uma volta em velocidade livre, seguido por um carro de segurança. O carro de segurança irá ultrapassar pilotos lentos.
Assim que os pilotos passaram a saída do box, o sinalizador de saída será sinal verde, e qualquer piloto esperando no pit lane será autorizado a participar da volta de aquecimento. Trinta segundos depois, o sinal vai ficar vermelho e um comissário irá exibir uma bandeira vermelha, o encerramento das saídas do box.
Ao retornar para a grid os pilotos devem assumir as suas posições com a roda dianteira da sua moto para trás da linha e entre as linhas laterais que definem a sua posição no grid e manter seus motores funcionando. Se dois ou mais pilotos devem começar a partir da parte de trás do grid, vão ocupar as posições na ordem em que se qualificaram para a corrida.
Um comissário estará à frente do grid segurando uma bandeira vermelha.
Qualquer piloto que chegar após o safety car ter assumido a sua posição na parte de trás do grid deve parar ao lado do safety car e iniciar a corrida a partir daí, como orientado por um comissário.
Qualquer piloto que encontra um problema com a motocicleta na volta de apresentação pode retornar ao pit lane e fazer reparos ou trocar de motocicleta.
Qualquer piloto que apagar de seu motor no grid ou que tenha outras dificuldades deve permanecer na motocicleta e levantar um braço. Não é permitida a tentativa de atrasar o início, de qualquer outro meio.
À medida que cada linha da grade é completada, os funcionários abaixam a placa de fila indicando que a sua linha é completa. Placa de fila não será abaixada quando um piloto de linha em que indicou que ele parou sua moto ou tem outras dificuldades. Quando todas as placas de fila forem abaixadas e o safety car retomou a sua posição, um oficial na parte de trás do grid, agitará a bandeira verde.
O Diretor Assistente então instruirá o funcionário na frente da grid, exibindo a bandeira vermelha, a caminhar para o lado da pista.
14) A luz vermelha será exibida entre 2 e 5 segundos. A luz vermelha vai apagar para começar a corrida.
Um carro de segurança seguirá atrás das motos para o percurso da primeira volta. O carro de segurança irá ultrapassar pilotos lentos.
Se o dispositivo de luzes vermelhas é alimentado por energia normal (eletricidade) de alimentação, também deve ser conectado a um conjunto de baterias de carro ou de uma UPS (Uninterruptable Power System) para fornecer energia para a partida do dispositivo de luzes se a linha elétrica falhar apenas no momento do início.
Qualquer piloto que antecipa o início recebe uma punição em tempo, de no mínimo 20 segundos. No caso de um piloto levar uma penalidade para a antecipação da largada, na primeira parte de uma corrida interrompida e, posteriormente, ter antecipado a segunda largada, está desclassificado, e será mostrado ao piloto a bandeira preta.
A antecipação da partida é definido pela moto em movimento para a frente quando as luzes vermelhas estão acesas. A Direção de Corrida deverá decidir se uma penalidade será imposta e deve providenciar a equipe para ser notificado de tal pena, antes do final da prova.
15) Se, após o início da corrida, um piloto que apagou seu motor, então ele pode ser assistido, pode ser empurrado ao longo do percurso até que o motor funcione.
Se, após um período razoável, o motor não arrancar, então o piloto será empurrado para os boxes, onde os mecânicos podem prestar.
16) Depois de os pilotos passaram a saída do box, o comissário situado nesta saída irá exibir um sinal verde para liberar a largada de qualquer piloto ainda na saída de box.
18) Quando haver um problema que possa prejudicar a segurança, em seguida, o Diretor Assistente vai mostrar uma luz amarela piscando, ou na ausência da luz amarela, uma bandeira amarela agitada, e o anuncio "Largada Atrasada" e um comissário vai agitar uma bandeira amarela em cada linha de grid de largada a partir da plataforma de sinalização.
O procedimento de partida será re-iniciado na placa de 1 minuto, os pilotos vão completar uma volta adicional de aquecimento e a distância da corrida será reduzida de uma volta.
Qualquer pessoa que, devido ao seu comportamento no grid é responsável para uma "Largada Atrasada", pode ser punido com uma das seguintes sanções: passeio pelo pit line - desqualificação - a retirada de pontos no campeonato.
1.20 PILOTO PUNIDO COM PASSEIO PELO PIT LINE
Durante a corrida, o piloto pode ser punido com passeio pelo pit line a critério do Diretor de Prova, Drive Thru. Após cumprida a punição pode então regressar à corrida.
A punição por antecipação da largada, queima, preferencialmente é a aplicação de 20 segundos em tempo de prova. A punição com passeio pelo pit line está reservada para outras situações aonde se faça necessário, a critério do Diretor de Prova.
O piloto deve respeitar o limite de velocidade (art. 1.22.14) no pit line. Em caso de infração deste limite de velocidade, o procedimento será repetido, com outra passagem pelo Pit Line, no caso de uma segunda infração deste limite de velocidade, bandeira preta será mostrada para o piloto.
No caso de uma corrida reiniciada, o regulamento acima também é aplicável.
No caso de uma corrida interrompida antes da punição a ser cumprida, e se houver uma segunda parte, o piloto será obrigado a andar pelo pit line após o início da segunda parte da corrida.
Após a notificação ser feita para a equipe, uma placa amarela (100 cm horizontal x 80 cm vertical), exibindo o número do piloto (numeral na cor preta) será mostrada na linha de chegada e as informações também serão anunciadas no sistema de som.
Descumprimento por parte do piloto punido para passeio através do pit line, depois de ter sido mostrado a placa de 5 vezes, irá resultar em que o piloto que receberá a bandeira preta.
No caso em que a organização ser incapaz de realizar as punições de passeio antes do final da corrida, aos piloto não punidos se impõe com uma penalidade de tempo de 20 segundos.
1.21 CORRIDAS “ÚMIDA (WET)” E “SECA (DRY)”
Todas as corridas serão classificadas como úmida ou seca. A placa pode ser exibida no grid para indicar o estado da corrida. Se nenhuma placa é exibida, a corrida é automaticamente seca (dry). O objetivo desta classificação é para indicar aos pilotos a conseqüência de diferentes condições climáticas durante uma corrida.
1.21.1.1 Corrida Seca (dry) - Uma corrida classificada como seca será interrompido pelo Diretor de Prova, se considerar que as condições climáticas que afetam a superfície da pista torna provável que os pilotos vão querer trocar os pneus.
1.21.1.2 Corrida Úmida (wet) - Uma corrida classificada como úmida, normalmente começou em condições de piso molhado, não será interrompido por razões climáticas e pilotos que desejam trocar os pneus, ou de motocicleta, ou fazer o ajuste necessário, devem introduzir-se ao Box e fazê-lo durante a prova real.
1.21.1.3 Em todos os casos onde a primeira corrida é interrompida por razões climáticas, então o reinício será, automaticamente, ser uma corrida úmida (wet).
1.22 COMPORTAMENTO DURANTE O TREINO E CORRIDA.
1) Os competidores devem obedecer a sinais de bandeira, os sinais de luz, e as placas que transmitem instruções. Qualquer infração a esta regra será.
2) Os pilotos devem andar em uma maneira responsável, que não cause perigo para os outros concorrentes ou participantes, seja na pista ou no pit-lane. Qualquer violação desta regra será penalizada com uma das seguintes sanções: Passeio pelo pit line - tempo de pena - desqualificação - retirada de pontos do campeonato -- suspensão.
3) Pilotos devem utilizar apenas a pista e os pit-lane. No entanto, se um piloto acidentalmente deixa a pista, então ele pode voltar no local indicado pelos comissários ou em local que não proporcionar uma vantagem para ele.
Qualquer violação desta regra durante os treinos ou warm up será penalizado pela anulação do tempo da volta em causa e durante a corrida, por um passeio através do pit line.
Outras sanções (como a desqualificação - a retirada de Pontos do campeonato) também poderão ser impostas.
4) Quaisquer reparos ou ajustes ao longo da pista de corrida deve ser feita pelo piloto sozinho sem absolutamente nenhum auxílio do exterior.
Os comissários podem ajudar o piloto a ponto de ajudá-lo a levantar a motocicleta e segurá-la, enquanto todos os reparos ou ajustes são feitas. O comissário, em seguida, pode ajudá-lo a re-iniciar o motor.
5) Se o condutor tem a intenção de não retornar a pista, então ele deve estacionar sua motocicleta em uma área segura, como indicado pelos comissários.
6) Se o piloto tiver um problema com a motocicleta que vai resultar em não retornar a pista a partir do treino ou a corrida, então ele não deve tentar fazer uma volta a velocidade reduzida para os boxes, mas deve puxar para fora da pista e estacionar a sua motocicleta em um lugar seguro como indicado pelos comissários.
7) Os pilotos que estão retornando lentamente aos boxes para reparação devem garantir que percorram tanto quanto possível, por fora da linha rápida de corrida.
8) Pilotos podem entrar nas boxes durante a corrida. Reabastecimento é estritamente proibido. Mudando de motocicleta é estritamente proibido, salvo de acordo com o art. 1.19.17. Qualquer violação desta regra será penalizada com uma desqualificação.
9) O piloto que parar seu motor no Box pode ser assistido ao re-iniciar a sua motocicleta pelo mecânico.
10) Pilotos não são permitidas para o transporte de uma outra pessoa em sua motocicleta ou ser transportado por um outro piloto em sua motocicleta (exceção: Outro piloto ou por um outro piloto após a bandeira quadriculada ou a bandeira vermelha).
11) Pilotos não devem montar ou empurrar suas motos na direção contrária do circuito, seja na pista ou no pit lane, a menos sob a direção de um comissário.
12) Não há sinal de nenhum tipo pode passar entre uma moto em movimento e a equipe do piloto, ou qualquer pessoa ligada à motocicleta ou equipe, candidato ou condutor, exceto para os sinais da pontualidade transponder, desencadear de volta, GPS, mensagens legíveis em uma placa de box, ou os movimentos do corpo pelo piloto ou equipe.
Câmera Onboard sinais de TV são permitidos, mas somente quando tais sinais são para os fins e gerido pelo Promotor do Campeonato.
13) Pilotos podem ser obrigado a realizar duas onbike câmera em suas motocicletas.
As câmeras e equipamentos associados podem ser realizados durante todos os treinos e a corrida.
Quando não for possível fornecer as câmeras e equipamentos associados para cada motocicleta a ser utilizado pelo piloto em treino ou corrida, então, a empresa designada para o fornecimento do equipamento vai fornecer equipamentos manequim equivalente em peso, tamanho e local de montagem do equipamento em funcionamento.
Câmeras e outros equipamentos, funcionamento ou fictício, será fornecidos às equipes designadas, no máximo, 14h00 no dia anterior a corrida em um evento.
As equipes devem dar acesso e assistência razoáveis para a empresa designada para o fornecimento do equipamento de câmera para facilitar a montagem do equipamento.
14) Um limite de velocidade de 60 km / h será executada no pit lane em todos as passagens durante o evento. Pilotos devem respeitar o limite de velocidade de onde o sinal de 60 km / h é colocado (normalmente a linha do primeiro Box) até onde o sinal de 60 km / h riscado é colocado (normalmente a linha do último Box).
Na ausência de radar, a passagem pelo Box poderá ser cronometrada, utilizando-se do próprio transponder instalado na motocicleta, ou um comissário munido de cronometro. O comissário estará atento a variação da velocidade do piloto e informará aos Diretores no caso do piloto ultrapassar a velocidade limite segundo sua avaliação.
Qualquer motociclista, que tiver excedido o limite durante o treino será sujeito a perda de sua melhor volta no treino cronometrado.
Qualquer piloto que exceder o limite de velocidade no pit lane durante uma corrida ou Warm
Up será penalizado com um passeio no Pit Line durante a corrida.
A Direção de Prova deve comunicar a punição ao box do piloto, após ter recebido a informação do comissário encarregado
15) Parada na pista durante os treinos e corridas é proibido.
16) Durante os treinos, warm ups e aquecimentos, treinar largada é permitido, quando é seguro fazê-lo, no saída da pista, antes de entrar na pista e depois de passar a bandeira quadriculada no final de treinos e warm-ups quando é seguro fazê-lo, fora da linha rápida de corrida.
17) Se o piloto ganhador quer fazer um desfile de bandeira, ele deve passar ao lado do muro do Pit Line para recolher a bandeira e, em seguida, voltar a participar do circuito quando é seguro fazê-lo.
18) Após a bandeirada, os pilotos andando sobre a pista devem usar um capacete de segurança até parar no pit lane / parque fechado.
19) Não é permitido montar nas motocicletas de corrida em áreas externas do autódromo, apenas nos boxes ou na pista.
20) Qualquer piloto, cuja motocicleta der vazamento de óleo na pista causando interrupção do treino, aquecimento ou corrida por duas vezes no mesmo evento será penalizado com uma das seguintes sanções: desqualificação - a retirada de pontos do campeonato -- suspensão.
1.23 BANDEIRAS E LUZES
Comissários e outros sinalizadores exibem bandeiras ou luzes para fornecer informações e /
ou transmitir instruções aos pilotos:
1.23.1 bandeiras e luzes utilizadas para fornecer informações:
• Bandeira Verde
A pista é livre
Esta bandeira deve ser mostrada imóvel em cada posto de sinalização para a primeira volta de cada sessão de treino e do warm up, para o avistamento na primeira volta e na volta de aquecimento.
Esta bandeira deve ser mostrada imóvel no posto de sinalização imediatamente após o incidente que exigiu a utilização de uma ou mais bandeiras amarelas.
Esta bandeira deve ser mostrada agitada na linha de partida-chegada após a bandeira amarela ter sido utilizada em todo o circuito, conforme orientação do diretor de prova.
Quando a saída de Box está aberta, esta bandeira deve ser acenada na saída.
• Bandeira amarela e vermelha listrado
A aderência nesta secção da pista poderia ser afetada por qualquer motivo, menos a chuva. Esta bandeira deve ser mostrada imóvel no posto de sinalização.
• bandeira branca com cruz vermelha diagonal
Gotas de chuva sobre esta secção da pista.
Esta bandeira deve ser mostrada imóvel no posto de sinalização.
• bandeira branca com cruz vermelha diagonal + Amarelo e vermelho listrado
Chuva sobre este ponto da pista.
Estas bandeiras devem ser apresentadas em conjunto imóveis no posto de sinalização.
• Bandeira Azul
Mostrada agitada no posto de sinalização, este sinalizador indica para um piloto que ele está prestes a ser ultrapassado pelos líderes.
Durante as sessões de treinos, o piloto em questão deve manter a sua linha e abrandar gradualmente para permitir que o piloto mais rápido a ultrapassá-lo.
Durante a corrida, o piloto em questão está prestes a ser ultrapassado. Ele deve permitir que o piloto seguinte (s) para passá-lo na primeira oportunidade.
Qualquer violação desta regra será penalizada com uma das seguintes sanções:
desqualificação - da retirada dos pontos no campeonato.
Em todos os tempos, este sinalizador será mostrado agitado para um piloto saindo do Box se o tráfego está se aproximando pela pista.
• Bandeira Quadriculada Branca e Preta
Esta bandeira será agitada na linha de chegada em nível da pista para indicar o final da corrida ou da sessão de treinos.
• Bandeira Quadriculada Branca e Preta e Bandeira Azul
A bandeira quadriculada branca e preta será agitada com a bandeira azul imóvel apresentada na linha de chegada na pista quando um piloto (s) retardatário precede de perto o líder durante a última volta antes da linha de chegada (cf. art. 1.25.1).
• Luz Verde
Esta luz deve ser ligado na saída do box para sinalizar o início de cada sessão de treino e do aquecimento, o início da volta de apresentação e o início da volta de aquecimento.
• Luz azul piscando
Será ligado na saída do box todo o tempo durante os treinos e corridas.
1.23.2 bandeiras que transmitem informações e instruções:
• Bandeira Amarela
Mostrada agitada para cada linha do grid de largada, este sinalizador indica que o início da corrida está atrasado.
Mostrada agitada no posto de sinalização, este sinalizador indica que há um perigo à frente. Os pilotos devem reduzir a velocidade e estar preparados para parar.
Ultrapassagem é proibida até o ponto em que a bandeira verde é mostrada.
Qualquer violação desta regra, durante uma sessão de treino resultará no cancelamento do tempo da volta em que a infração ocorreu.
Em caso de violação desta regra, durante a corrida, o piloto deve retroceder o número de posições decididas pela Direção de Corrida. A primeira penalidade será comunicada à equipe e, em seguida, uma placa será exibida para o piloto sobre a linha de chegada, durante um máximo de 5 voltas. Se o piloto não voltar depois que a placa foi apresentada 5 vezes, ele vai ser penalizado por um passeio pelo Pit Line.
Em ambos os casos, as sanções complementares (tais como suspensão – perda de pontos)
também podem ser impostas.
Se logo depois de ter ultrapassado, o piloto percebe que ele fez um infração, ele tem que levantar a mão e deixar passar o piloto (s) que ele tenha ultrapassado. Neste caso, nenhuma penalidade será imposta.
Durante a volta de vistoria final, essa bandeira deve ser agitada para o exato lugar onde o comissário de sinalização será posicionado durante os treinos, os aquecimentos e corridas.
A Bandeira Amarela agitada em todo o circuito será utilizada como procedimento de segurança se necessário, após uma re-largada, para evitar a segunda bandeira vermelha. Neste caso a corrida poderá durar várias voltas com a proibição de ultrapassagem em todo o circuito. Até que a condição de insegurança da pista seja retirada.
No caso da bandeira amarela agitada em todo o circuito, o ritmo de prova será definido pelo líder, que não poderá ser ultrapassado, e deve ser um ritmo adequado a segurança. A contagem do número de voltas não é interrompida.
Para avisar aos pilotos, poderá ser mostrada além da bandeira amarela agitada, placas com as letras SC, iniciais de Safety Car.
Se a bandeira amarela for mostrada em todo o circuito, a bandeira verde, que indica o reinicio da prova só pode ser mostrada na linha de partida-chegada. Lembrando que o líder decidirá o ponto de reaceleração, que pode ser a qualquer posição do momento que o líder avistou a bandeira verde até cruzar a linha de largada-chegada. A partir da linha de largada-chegada podem acontecer ultrapassagens
.
• Bandeira Vermelha e Luzes vermelhas
Quando a corrida ou o treino está a ser interrompido, a bandeira vermelha será agitada em cada posto de sinalização e as luzes vermelhas ao redor da pista serão ligadas. Pilotos devem retornar lentamente para os boxes.
Quando a saída de Box está fechada, esta bandeira será mostrada imóvel na saída de Box a luz será ligada. Pilotos não tem permissão para sair do pit lane.
Qualquer violação desta regra será penalizada com uma das seguintes sanções:
desqualificação - a retirada de pontos do campeonato - Suspensão.
A bandeira vermelha será mostrada imóvel no grid de largada no final da volta de apresentação e no final da volta de aquecimento.
A bandeira vermelha também pode ser usada para fechar a pista.
As luzes vermelhas irá ser ligado na linha de largada para entre 2 e 5 segundos para começar cada corrida.
• Bandeira Preta
Esta bandeira é usada para transmitir instruções a um único piloto e é exibida imóvel em cada posto de sinalização, juntamente com o número do piloto. O piloto deve parar nos boxes no final da volta e não pode reiniciar.
Esta bandeira será apresentado somente após o chefe da equipe ter sido notificado.
Qualquer violação desta regra será penalizada com uma das seguintes sanções: a retirada de pontos do campeonato - a suspensão.
• Bandeira Preta com disco laranja ( 40 cm)
Esta bandeira é usada para transmitir instruções a um único piloto e é exibida imóvel em cada posto de sinalização, juntamente com o número do piloto. Este sinalizador informa o piloto que sua moto tem problemas mecânicos susceptíveis de pôr em perigo a si mesmo ou a outros, e que ele deve sair imediatamente da pista.
Qualquer violação desta regra será penalizada com uma das seguintes sanções: a retirada de pontos do campeonato - a suspensão.
1.23.3 Dimensões das Bandeiras
A dimensão de bandeira devem ser na vertical 80 cms e 100 cms na horizontal. A dimensão da bandeira será verificada no dia anterior ao dia da primeira sessão de treinos.
1.23.4 Cores das Bandeiras
O Pantones para as cores são os seguintes:
Laranja: Pantone 151C
Preto: Pantone Black C
Azul: Pantone 286C ou 298C
Vermelho: Pantone 186C
Amarelo: Pantone amarelo C
Verde: Pantone 348C
As bandeiras de cores serão verificadas no dia anterior ao dia da primeira sessão de treinos.
1.23.5 Placa com o número do piloto
Placa preta (70 cm horizontal x 50 centímetros vertical) que permite o número de corrida de um piloto ser anexado com um conjunto de números em branco, cuja espessura mínima da linha é de 4 cm e altura mínima de 30 cm.
Esta placa deve estar disponível em cada posto de sinalização.
1.23.6 Posto de Sinalização
O local será fixo durante a homologação do circuito.
1.23.7 Uniformes dos Comissários de sinalização
Recomenda-se vivamente as fardas dos comissários para serem em branco ou laranja (Ref. Pantone: 151C) e capa de chuva transparente.
1.24 VIATURAS MÉDICAS
Os carros médicos devem estar equipados com luzes amarelas. A palavra médico ou a cruz vermelha deve ser claramente indicada na traseira e nos lados do carro.
1.25 TÉRMINO DE UMA CORRIDA E RESULTADOS DE CORRIDAS
1.25.1 Quando o piloto líder completou o número designado de voltas termina a corrida, para ele será mostrado uma bandeira quadriculada de uma posição oficial na linha de chegada, a nível da pista. A bandeira quadriculada continuará a ser exibida para os pilotos subseqüentes.
Quando a bandeira quadriculada é mostrada para o piloto principal, nenhum outro piloto será permitido percorrer a faixa do pit lane.
Assim que a bandeira quadriculada é mostrada para o piloto principal, a luz vermelha vai ser ligada na saída de box e um comissário mostrando uma bandeira vermelha estará na saída de box.
Se um piloto (s) retardatário precede o líder durante a última volta antes da linha de chegada, o comissário irá mostrar para o piloto (s) e ao líder simultaneamente a bandeira quadriculada e da bandeira azul. Isso significa que a corrida está acabada para o líder, enquanto o piloto da (s) volta anterior ao líder tem (têm) para completar a última volta e tomar as Bandeira quadriculada.
1.25.3 O resultado será baseado na ordem em que os pilotos cruzam a linha e o número de voltas completadas.
1.25.4 Para ser considerado como um finalizador da corrida e ser incluído nos resultados um piloto deve:
a – Completado 75% da distância da corrida.
1.25.5 Os pilotos colocados nas cinco primeiras posições na corrida serão escoltados por funcionários, o mais rapidamente possível, ao pódio para a cerimônia de premiação (ou após as demais baterias conforme previsto no regulamento complementar). A participação na cerimônia do pódio pelos primeiros cinco pilotos é obrigatória.
1.25.6 Um novo recorde de volta para um circuito só pode ser estabelecida por um piloto durante uma corrida.
1.25.7 Tanto para o treino que para a corrida, o tempo de volta é a subtração do tempo entre duas passagens consecutivas da linha de chegada, pintada na pista.
1.26 INTERRUPÇÃO UMA CORRIDA
1.26.1 Se o Diretor de Prova decidir interromper a corrida, então bandeiras vermelhas serão exibida na linha de chegada e nos postos de todos os sinalizadores, e ele irá alternar as luzes vermelhas ao redor do circuito. Pilotos devem regressar imediatamente, em um lento retorno ao pit lane.
A interrupção com bandeira vermelha pode acontecer no máximo 2 vezes em uma bateria, no caso de ser apresentada a bandeira vermelha pela segunda vez, não haverá nova largada, e a corrida será considerada encerrada.
Os resultados da corrida interrompida, serão os resultados tomados na última volta onde o líder e todos os outros pilotos na mesma volta que o líder tenham terminado uma volta sem a bandeira vermelha, exemplo deste calculo como no princípio estabelecidos no seguinte exemplo:
Exemplo de uma prova composta por 30 voltas:
Se uma bandeira vermelha é mostrada quando o líder está na sua passagem depois de completar sua volta 9 e todos os outros pilotos não tenham concluído a volta 9, então o resultado da corrida será de 8 voltas completadas, e a segunda parte será composta por 20 voltas (2/3 da corrida original).
Se uma bandeira vermelha é mostrada quando o líder e todos os outros pilotos sobre a
mesmo volta que o líder estão na volta 10 após completar a volta 9, o resultado da corrida será de 9 voltas completadas e a segunda parte será composta por 20 voltas (2/3 da corrida original).
Exceção: se a corrida for interrompida após a bandeira quadriculada, o seguinte procedimento será aplicado:
1) Para todos os pilotos a quem a bandeira quadriculada foi mostrado antes da interrupção, a classificação parcial será estabelecida no final da última volta da corrida.
2) Para todos os pilotos a quem a bandeira quadriculada não foi mostrada antes da interrupção, a classificação parcial será estabelecida no final da penúltima volta da corrida.
3) A classificação completa será estabelecida através da combinação de ambas classificações parciais, por volta / procedimento tempo.
1.26.2 Se os resultados calculados mostram que menos de três voltas foram preenchidas pelo líder da corrida e por todos os outros pilotos sobre a mesma volta que o líder, então a corrida será nula e uma nova corrida completa será executada. Se for impossível re-iniciar a corrida, então será declarada cancelada e a corrida não vai contar para o campeonato.
1.26.3 Se três ou mais voltas foram completadas pelo líder da corrida e todos os outros pilotos na mesma volta que o líder, mas inferior a dois terços da distância da corrida original, arredondado para o número inteiro de voltas, a corrida será reiniciada de acordo com Artigo
1.27.4. Se isso for impossível re-iniciar a corrida, então os resultados contarão meia pontuação e ser atribuído ao Campeonato.
1.26.4 Se os resultados calculados mostram que dois terços da distância da corrida original, distância arredondado para o número inteiro de voltas que foi concluída pelo líder da corrida e por todos os outros pilotos sobre a mesma volta que o líder, então a corrida será considerada como tendo sido completa e pontuação completa do campeonato será atribuída.
1.27 REINICIANDO UMA CORRIDA QUE FOI INTERROMPIDA
1.27.1 Se uma corrida tem de ser re-iniciada, então será feito o mais rapidamente possível, consistente com as condições da pista permitir. Tão logo o os pilotos voltaram para os boxes, o Diretor da Prova anunciará um tempo para o procedimento de partida começar de novo, assim que as condições permitam, o novo procedimento de largada não deve ser posterior a 20 minutos após a exibição inicial da bandeira vermelha. A corrida só pode ser re-iniciada uma
vez.
1.27.2 O resultado da primeira corrida deve estar disponível para as equipes antes da segunda parte de uma corrida poder ser iniciada.
1.27.3 O procedimento de partida será idêntica a uma partida normal com voltas de apresentação, voltas de aquecimento, etc
1.27.4 Condições para a re-iniciou corrida serão da seguinte forma:
i) No caso da situação descrita no 1.26.2 (inferior a 3 voltas concluída) acima:
a. Todos os pilotos podem re-iniciar.
b. Motos podem ser reparados ou alterados. Reabastecimentos permitidos.
c. - O número de voltas será o mesmo que a distância da corrida inicial.
d. As posições de grid será como na corrida original.
ii) No caso da situação descrita no 1.26.3 (3 voltas ou mais e menos de dois terços cumpridos) acima:
a. Somente os pilotos que estão classificados como finalistas na primeira corrida podem re- iniciar.
b. Motos podem ser reparados ou alterados. Reabastecimento é permitido.
c. O número de voltas da segunda corrida será o número de voltas necessárias para completar dois terços da distância da corrida original arredondado para o número inteiro mais próximo de voltas com um mínimo de 5 voltas.
d. A posição do grid será com base na ordem de chegada da primeira corrida. e. O resultado final da prova será o resultado da segunda corrida.
1.28 ÁREA DE VISTORIA – PARQUE FECHADO
No final da corrida, ou a parte final de uma corrida que foi interrompida, todas as motos classificados devem ser removidas para uma verificação na área de vistoria, pelos comissários técnicos, ou sob potenciais protestos. Motocicletas normalmente serão liberadas a partir da área de vistoria 30 minutos após o término da corrida.
1.29 PONTOS E CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO
1.29.1 Pilotos vão competir pelo Campeonato Gaúcho de Moto Velocidade.
1.29.2 Para os pilotos, os pontos serão aquelas adquiridas em cada corrida.
1.29.3 Para cada classe, o piloto que liderar o maior numero de voltas de uma corrida ganhará um ponto extra na etapa.
1.29.4 Para cada corrida, pontos do campeonato serão atribuídos na seguinte escala:
1°25 pontos
2°22 pontos
3°20 pontos
4°18 pontos
5°16 pontos
6°15 pontos
7°14 pontos
8°13 pontos
9°12 pontos
10° 11 pontos
11° 10 pontos
12° 9 pontos
13° 8 pontos
14° 7 pontos
15° 6 pontos
16° 5 pontos
17° 4 pontos
18° 3 pontos
19° 2 pontos
20° 1 pontos
1.29.5 Todas as corridas vão contar para o Campeonato, não existe descarte.
1.29.6 Em caso de empate no número de pontos do campeonato, as posições finais serão decididas com base no número de melhores resultados nas corridas (número de primeiros lugares, o número de segundos lugares, etc). Em caso que ainda há um empate, então, o lugar mais alto alcançado nos últimos resultados serão tidos em conta.
1.30 INSTRUÇÕES E COMUNICAÇÔES PARA CONCORRENTES
1.30.1 Instruções a ser dadas pelo Diretor de Prova e / ou secretaria da corrida de equipas e / ou pilotos por meio de circulares especiais em conformidade com os regulamentos. Circulares serão afixados no mural e será dado a cada representante de equipe. Destacamento da circular no quadro de avisos oficiais pela equipe representante será considerada como prova de entrega.
1.30.2 Todas as classificações e resultados dos treinos e da corrida, bem como todos as decisões proferidas pelos comissários, serão publicados na comunicação oficial. Postagem no mural da secretaria será considerado como prova de entrega e publicação oficial.
1.30.3 Qualquer comunicação a partir da Direção de Prova, os comissários permanentes ou na secretaria de prova para uma equipe ou piloto deve ser comunicada por escrito, sempre que possível. Da mesma forma, qualquer comunicação de uma equipe ou piloto para o Direção de Prova, os comissários ou na secretaria de prova também deve ser feita por escrito.
1.31 DEPÓSITOS EXTRA EM CASO DE VISTORIA NA MOTOCICLETA APÓS O PROTESTO
O depósito em caso de desmontagem de uma motocicleta para medir a cilindrada, na seqüência de um protesto, é de R$ 500,00 (material incluído) desmontagem parcial ou completa de um motor ou caixa de velocidades.
O depósito em caso de protesto de uma motocicleta para vistoriar itens que não exijam desmontagem, é de R$ 300,00 (material incluído).
Se a parte que faz o protesto é a parte vencida, o depósito será pago à parte vencedora. Se a parte que faz o protesto é a parte vencedora, o depósito será reembolsado.
O protestante apresentará sua motocicleta para ser examinada no mesmo item.